Dos arquivos para a sala de aula:
a história do negro no Cariri e suas fontes para a história ensinada
Palavras-chave:
Ensino de História. Fonte. História do Negro no Cariri.Resumo
O artigo tem como objetivo discutir a importância das fontes históricas para a inclusão de uma história antirracista do povo negro no Cariri, no ensino de História local. Tendo como recorte temporal o século XIX a incursão por aspectos dessa história, foi ancorado em processos criminais e inventários post-mortem, disponíveis no acervo do Centro de Documentação do Cariri/CEDOCC. Os dados que fundamentam as reflexões e apontamentos têm como referência uma pesquisa de iniciação científica sobre o tema[1], realizada nos anos de 2018 e 2019. Defende a relevância de conectar as fontes históricas ao trabalho pedagógico em sala de aula e, questiona em que medida no atual contexto, um debate sobre as metodologias do ensino de história pode ignorar as demandas em torno de uma educação antirracista.
Referências
Fontes
Inventários:
Maria Xavier de Macedo, caixa 14, pasta, 202, ano de 1854, CEDOOC.
Antonio José de Carvalho, caixa 21, pasta, 301, ano de 1863, CEDOOC.
Dona Josepha Gonçalves Linhares, caixa 27, pasta, 422, ano de 1882, CEDOOC.
Processos Criminais:
Lesão Corporal, caixa II, Pasta 13, Ano 1872, CEDOCC.
Lesão Corporal, caixa VIII, Pasta 106, Ano 1873, CEDOCC.
Crime Sexual, caixa I, Pasta 02, Ano 1895, CEDOCC.
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BRASIL. Parecer CNE/CP/2004.
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