Edições anteriores

  • História Ambiental: problemas e abordagens
    v. 1 n. 2 (2022)

    A História Ambiental produz abordagens inéditas sobre as relações entre as sociedades e o meio ambiente, em diferentes temporalidades e com o uso de fontes diversas. O objetivo do dossiê é reunir artigos que problematizem diferentes perspectivas sobre as relações natureza e cultura, discutindo conflitos e tensões de caráter socioambiental, movimentos sociais, paisagens culturais em diferentes contextos e temporalidades e transformações naturais do mundo contemporâneo. Florestas, recursos hídricos, sertões, paisagens, relação rural-urbano, significados simbólicos e culturais e proteção e conservação. 

  • Capa da revista com a máscara de couro vermelha, símbolo da revista

    História do Brasil Profundo
    v. 1 n. 1 (2022)

    História do Brasil Profundo 

    O Brasil enquanto estado-nação tem uma história relativamente recente em comparação a outros países, pois não completou dois séculos da independência formal em relação à Portugal. No entanto, os povos originários e os que vieram durante a colonização e a posterior formação do Estado Nacional, marcaram a construção do “Brasil profundo” – complexo, desigual e diverso.        

    O objetivo do dossiê é reunir artigos que façam a reflexão sobre as histórias desses diversos Brasis, nas esferas simbólica, espacial e social. As fronteiras, o território, circuitos e trajetórias governativas, os espaços de conflitos e resistências, artes e culturas, as diversas práticas sociais, econômicas e políticas que se entrecruzam na construção do Brasil.