Ensino de História e letramento racial em tempos de reformas educacionais

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História. Letramento racial. Currículo.

Resumo

O texto tem como finalidade apresentar um conjunto de reflexões em torno dos desafios que emergem no ensino de História, quando confrontado com as políticas e diretrizes para a construção de uma educação antirracista, em vigor no Brasil a partir do início do século XXI. Problematiza a atual reforma curricular do ensino Fundamental-Anos Finais e Médio de História, diante das demandas do letramento racial. Ancora a construção das problematizações em torno das contribuições teóricas de autores identificados com o movimento de revisão epistêmica. E tem como ponto de partida as experiências docentes na história ensinada, e nos conhecimentos mobilizados na atuação como professores e formadores, em escolas públicas dos Estados do Ceará e Pernambuco.

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Severo da Silva, G., Alves e Silva , A. A. ., Alves de Brito , A., & da Conceição , M. T. (2024). Ensino de História e letramento racial em tempos de reformas educacionais . Sertão História - Revista Eletrônica Do Núcleo De Estudos Em História Social E Ambiente, 3(5), 123–147. Recuperado de http://revistas.urca.br/index.php/SertH/article/view/1357