Cabeçalho da página com o nome na cor branca, fundo azul, a máscara de couro, símbolo da revista ao lado

Sobre a Revista

Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente tem como missão contribuir para o debate teórico e a difusão das pesquisas em História e áreas afins, bem como democratizar o acesso ao conhecimento científico.

Podem publicar graduados, estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu (mestrado e doutorado), mestres e doutores.

Sertão História é um períodico semestral, eletrônico, do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA, da Universidade Regional do Cariri. 

ISSN  2764-3956

Notícias

Edição Atual

v. 1 n. 1 (2022): História do Brasil Profundo
Capa da revista com a máscara de couro vermelha, símbolo da revista

História do Brasil Profundo 

O Brasil enquanto estado-nação tem uma história relativamente recente em comparação a outros países, pois não completou dois séculos da independência formal em relação à Portugal. No entanto, os povos originários e os que vieram durante a colonização e a posterior formação do Estado Nacional, marcaram a construção do “Brasil profundo” – complexo, desigual e diverso.        

O objetivo do dossiê é reunir artigos que façam a reflexão sobre as histórias desses diversos Brasis, nas esferas simbólica, espacial e social. As fronteiras, o território, circuitos e trajetórias governativas, os espaços de conflitos e resistências, artes e culturas, as diversas práticas sociais, econômicas e políticas que se entrecruzam na construção do Brasil.        

Publicado: 2022-02-04
Ver Todas as Edições

Indexadores de Base de Dados 

Diadorim

Livre - Periódicos de Livre Acesso

Latin Rev