Sobre a Revista

Escopo

Sertão História tem como finalidade reunir artigos,  resenhas, transcrições  e entrevistas que contribuam para o avanço dos estudos históricos, em diferentes temporalidades e espacialidades. 

Objetivos: 

Promover o debate entre pesquisadores, estudantes e o público em geral.  

Publicar artigos, resenhas, transcrições e entrevistas que contribuam para o avanço dos estudos históricos, em diferentes temporalidades e espacialidades. 

Proporcionar a reflexão teórica e metodológica e o diálogo sobre a História e áreas afins - Geografia, Economia, Ciências Sociais e outras, a partir da publicação de textos de qualidade.

A revista publicará artigos, resenhas, transcrições documentais e entrevistas

Aceitará publicações de graduados, estudantes de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), mestres e doutores, relevantes para o seu escopo.

Dossiês e fluxo contínuo

Serão publicados artigos por dossiês temáticos e livres - que atendam ao escopo da revista.

A submissão é por fluxo contínuo para os artigos em temática livre e seguindo os prazos para dossiês temáticos.  

O processo editorial da Revista segue o seguinte fluxo de trabalho:

  • Submissão: os artigos são recebidos no sistema. Nessa etapa os textos são rejeitados (se estiverem fora dos padrões de normalização da revista ou se uma avaliação externa integral não é justificada) pelos editores ou atribuídos a avaliadores.

  • Avaliação:  os artigos vão para avaliação duplo cega dos pareceristas. Sendo aprovado, o artigo segue para a próxima fase.

  • Edição de Layout: apenas os artigos aprovados por pares seguem para a revisão de textos e leiaute. Isso exige ajustes textuais e/ou de forma.

  • Editoração: é a última fase onde se preparam os textos na sua versão final, em que os artigos são transformados em PDF.

A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de um inédito por autor/a por dois anos. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente  - NEHSA 

 

 

Agradecimentos: 

Laboratório de Pesquisa em História Social - LABORE 

INCT - PROPRIETAS 

 

INCT PROPRIETAS