Sobre a Revista
Escopo
Sertão História tem como finalidade reunir artigos, resenhas, transcrições e entrevistas que contribuam para o avanço dos estudos históricos, em diferentes temporalidades e espacialidades.
A publicação é semestral.
Objetivos:
Promover o debate entre investigadores, estudantes e o público em geral.
Publicar artigos, resenhas, transcrições e entrevistas que contribuam para o avanço dos estudos históricos em diferentes temporalidades e espacialidades.
Proporcionar a reflexão teórica e metodológica e o diálogo sobre a História e áreas afins, como a Geografia, a Economia, as Ciências Sociais e outras, a partir da publicação de textos de qualidade.
A revista publicará artigos, resenhas e entrevistas.
Serão aceites publicações de graduados, estudantes de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutoramento), mestres e doutores, relevantes para o âmbito da revista.
Os estudantes do ensino superior podem ser coautores, mas não podem submeter como primeiro autor. Neste caso, o primeiro autor deve indicar os coautores.
Dossiês e fluxo contínuo:
Serão publicados artigos por dossiês temáticos e livres, desde que se enquadrem no âmbito da revista. A submissão é feita por fluxo contínuo para os artigos com temática livre e de acordo com os prazos estipulados para os dossiês temáticos.
O processo editorial da Revista segue o seguinte fluxo de trabalho:
Submissão: os artigos são recebidos no sistema. Nesta fase, os textos são rejeitados (se não cumprirem os padrões de normalização da revista ou se não for justificada uma avaliação externa integral) pelos editores ou atribuídos a avaliadores.
Avaliação: os artigos são submetidos a um processo de avaliação cega por parte de pareceristas. Sendo aprovados, os artigos seguem para a fase seguinte.
Edição de layout: apenas os artigos aprovados por pares seguem para a revisão de textos e respetiva formatação. Isso exige ajustes textuais e/ou formais.
Editoração: esta é a última fase em que os textos são preparados na sua versão final, sendo transformados em PDF.
Ética na publicação:
A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de um artigo inédito por autor/a durante um período de dois anos.
Os editores chefes não podem submeter artigos para publicação no periódico durante o período em que estiverem a exercer as suas funções, exceto entrevistas. Todos os casos de dúvida serão avaliados em conjunto com os editores associados. Para alterações do regimento, será consultado o conselho editorial.
Sertão História pode ter, em cada edição, até 20% de artigos com produção endógena (autores vinculados à Universidade Regional do Cariri).
Más condutas:
Sertão História compromete-se a cumprir boas práticas editoriais e a respeitar as diretrizes de ética científica que regem a investigação histórica. Comportamentos antiéticos, incluindo plágio e falsificação de dados, não são permitidos.
No momento da submissão, o autor deve assegurar que todas as diretrizes éticas foram seguidas, informar as fontes de financiamento e, quando aplicável, declarar a aprovação dos comités de ética. A observância das boas práticas éticas é da exclusiva responsabilidade do autor.
Os artigos serão avaliados sem discriminação de género, raça, orientação sexual, religião, nacionalidade ou posicionamentos políticos, desde que sejam respeitados os documentos nacionais e internacionais sobre direitos humanos.
Quanto à autoria, todos os que contribuíram para a conceção, desenvolvimento e análise dos dados devem ser identificados como coautores.
Se forem identificados erros após a publicação, o autor compromete-se a informar os editores o mais rapidamente possível para a emissão de erratas num dos próximos números do periódico.
Em casos de más condutas, como plágio, autoplágio ou republicação de manuscritos, detetadas após a publicação, o autor estará sujeito a sanções editoriais, incluindo a retratação do artigo. Além disso, caso queira, o autor plagiado poderá enviar uma resposta em formato de artigo a ser publicada noutro número subsequente.
Adoção de softwares com recurso à inteligência artificial:
Os autores que utilizam inteligência artificial generativa (IA generativa) devem descrever a sua utilização no momento da submissão do artigo, justificando e detalhando como e onde foi aplicada no próprio manuscrito. Caso o artigo seja aprovado, os autores devem igualmente detalhar o uso de IA generativa na versão final, incluindo especificações como o nome, a versão da ferramenta e a data da consulta. A informação deverá constar numa nota inicial do artigo, juntamente com os agradecimentos ou a descrição dos projetos de investigação.
Adoção de Software de Verificação de Similaridade:
Sertão História utiliza os seguintes programas de verificação de similaridade: CopySpider e Plagiarism Checker.
Os artigos são verificados pelos editores logo após a submissão. Em situações de pequena similaridade com trechos de outra produção dos próprios autores (incluindo teses e dissertações da sua autoria) já publicadas, os autores são contactados para reformularem a submissão. Em casos de grande similaridade, a submissão é rejeitada.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.