Letramento histórico digital e abuso da História
Palavras-chave:
História, Consciência, Letramento, InformatizaçãoResumo
O advento das mídias sociais mudou a forma como os estudantes percebem o tempo, a História e a si mesmos. Ficou muito mais fácil obter e produzir informação e conteúdo, se antes os indivíduos, especialmente os historiadores, precisavam lidar com a escassez de fontes e materiais, agora estão diante do excesso de memória. No ensino de História surgem novos desafios, pois a consciência histórica dos discentes é moldada por um mundo cada vez mais informatizado e são acessíveis as mais diversas formas de acesso a determinados conhecimentos históricos, entretanto, muitos destes criadores de conteúdo não são historiadores profissionais, algo que transforma a internet e suas plataformas em espaços propícios para abusos da História. Este artigo procura discutir a importância do letramento histórico-digital como possibilidade de pensar um ensino de História que forneça as ferramentas necessárias, aos estudantes, para identificar usos irresponsáveis ou abusos da História na Internet.
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