Letramento histórico digital e abuso da História
Palabras clave:
História, Consciência, Letramento, InformatizaçãoResumen
O advento das mídias sociais mudou a forma como os estudantes percebem o tempo, a História e a si mesmos. Ficou muito mais fácil obter e produzir informação e conteúdo, se antes os indivíduos, especialmente os historiadores, precisavam lidar com a escassez de fontes e materiais, agora estão diante do excesso de memória. No ensino de História surgem novos desafios, pois a consciência histórica dos discentes é moldada por um mundo cada vez mais informatizado e são acessíveis as mais diversas formas de acesso a determinados conhecimentos históricos, entretanto, muitos destes criadores de conteúdo não são historiadores profissionais, algo que transforma a internet e suas plataformas em espaços propícios para abusos da História. Este artigo procura discutir a importância do letramento histórico-digital como possibilidade de pensar um ensino de História que forneça as ferramentas necessárias, aos estudantes, para identificar usos irresponsáveis ou abusos da História na Internet.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.