Individualismo neoliberal e precarização como razão:
a implementação das Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba e o ensino de História
Palabras clave:
Escolas Cidadãs Integrais; Reforma do Ensino Médio; Plano Nacional de Educação.Resumen
Analisa os documentos que orientam o programa das Escolas Cidadãs Integrais (ECI), no contexto da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), da Reforma do Ensino Médio e das disputas sobre o papel da escola pública no período entre 2015-2022, refletindo sobre como o ensino de História é orientado nesses documentos. O PNE, aprovado em 2014, prevê que até 2024 50% das escolas públicas implementem o tempo integral. A aprovação da Reforma do Ensino Médio em 2017 aprofundou a meta de implementação das escolas de tempo integral e modificou profundamente os currículos dessa etapa escolar. Na linha da Reforma do Ensino Médio, é aprovada em fevereiro de 2018, na Paraíba, a lei das ECI, que são definidas como instituições diferenciadas que contariam com tempo integral e programas específicos, diversos das escolas de ensino médio regulares. No entanto, o modelo vem sendo criticado por professores, associações e sindicatos, que o apontam como reprodutor de ideologia neoliberal.
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