Letramento histórico digital e abuso da História

Autores

  • Linik Sued Carvalho da Mota Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

História, Consciência, Letramento, Informatização

Resumo

O advento das mídias sociais mudou a forma como os estudantes percebem o tempo, a História e a si mesmos. Ficou muito mais fácil obter e produzir informação e conteúdo, se antes os indivíduos, especialmente os historiadores, precisavam lidar com a escassez de fontes e materiais, agora estão diante do excesso de memória. No ensino de História surgem novos desafios, pois a consciência histórica dos discentes é moldada por um mundo cada vez mais informatizado e são acessíveis as mais diversas formas de acesso a determinados conhecimentos históricos, entretanto, muitos destes criadores de conteúdo não são historiadores profissionais, algo que transforma a internet e suas plataformas em espaços propícios para abusos da História. Este artigo procura discutir a importância do letramento histórico-digital como possibilidade de pensar um ensino de História que forneça as ferramentas necessárias, aos estudantes, para identificar usos irresponsáveis ou abusos da História na Internet.

Biografia do Autor

Linik Sued Carvalho da Mota, Universidade Regional do Cariri

Tem experiência na área de docência, tendo lecionado como professor substituto em escolas de ensino médio no decorrer do segundo semestre do ano de 2013 e como mediador no Museu Casa Padre Cícero em Juazeiro do Norte no segundo semestre de 2015 e parte de 2016, também em 2016 foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); no ano de 2017 atuou no SESC de Juazeiro do Norte-CE como monitor de sala de ciências, passando, em 2018, após concurso público para o cargo de professor de História pela secretaria de educação do Estado da Paraíba.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

Carvalho da Mota, L. S. (2022). Letramento histórico digital e abuso da História . Sertão História - Revista Eletrônica Do Núcleo De Estudos Em História Social E Ambiente, 1(2), 175–194. Recuperado de http://revistas.urca.br/index.php/SertH/article/view/105