"Aquelles que pela idade são imprestáveis para o trabalho"
lei dos sexagenários na cidade de Teresina-PI
Palavras-chave:
Escravidão, Lei do Sexagenário, TeresinaResumo
O século XIX no Brasil foi marcado pelos debates e leis que discutiam o fim do elemento servil. Após a promulgação da Lei do Ventre Livre, em 28 de setembro de 1871, outras leis pressionavam para o fim da escravidão, e uma delas foi a Lei dos Sexagenários. O artigo visa compreender a classificação dos escravizados de 60 a 65 anos da cidade de Teresina. A luta política entre abolicionistas e escravagistas impulsionaram a criação da lei no ano de 1885, em que a libertação dos escravizados ocorreriam de lenta e gradual e não de maneira imediata como os abolicionistas queriam. A pesquisa foi efetuada por intermédio da discussão bibliográfica concernente como: Emilia Viotti (1999), Joseli Mendonça (1999), Roberto Saba (2008), Mary Karash (2000), Edward Thompson (1987) e a pesquisa documental foi desenvolvida no Arquivo Público do Estado do Piauí, onde encontramos o arrolamento de escravizados acima de 60 anos e a matrícula dos escravizados beneficiados pelo fundo de emancipação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.