Karl Marx e Friedrich Engels para professores de História
Palavras-chave:
Karl Marx, Friedrich Engels, Professores de História, Ensino de HistóriaResumo
Este artigo discute o que os professores de História conhecem convencionalmente e o que deveriam conhecer a respeito das proposições de Karl Marx e de Friedrich Engels. Seu objetivo é instrumentalizar esses profissionais em seu fazer cotidiano, no que diz respeito aos domínios da ciência da história e dos conteúdos substantivos da história humana que são prescritos como aprendizagens fundamentais em ambiente escolar. Ele está estruturado na apresentação de comentadores e/ou tradutores de Marx e Engels que escreveram para historiadores, que produziram a partir de certa Filosofia ou de certa Sociologia, como também de intelectuais que falam do interior dos domínios históricos e que se assumem como historiadores de ofício e/ou de formação inicial.
Referências
BARROS, José D’Assunção. Teoria da História II. Os primeiros paradigmas: Positivismo e Historicismo. 4ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
BARROS, José D’Assunção. O materialismo histórico. In: Teoria da História III. Os paradigmas revolucionários. 3ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p.15-154.
BENTIVOGLIO, Júlio; LOPES, Marcos Antônio (org.). A constituição da história como ciência: De Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013.
FERNANDES, Florestan. Introdução. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Marx e Engels, História. São Paulo: Ática, 1989. p.9-143.
FONTANA, Josep. Marx e o “Materialismo Histórico”. In: A história dos homens. Bragança Paulista: Edusc, 2004. p.119-219. Tradução de Heloisa Jochims Reichel e Marcelo Fernando Da Costa.
FULBROOK, Mary. Historical theory. London: Routledge, 2002.
GRABRIEL, Mary. Amor & capital: A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
GARDNER. Patrick. Marx (1818-1883). In: Teorias da História. 6ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. p.153-155.
HOBSBAWM, Eric J. O que os historiadores devem a Marx? In: Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Tradução de Cid Knipel Moreira. P.155-170.
HUNT, Tristram. Comunista de casaca. A vida revolucionária de Friedrich Engels. Rio de Janeiro: Record, 2010.
KONDER, Leandro. A história em Marx. In: MALERBA, Jurandir (org.). Lições de História: O longo caminho da ciência no longo século XIX. Rio de Janeiro: FGV; Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. p.173-189.
MARTINS, Estevão de Rezende (org.). A história pensada: Teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010.
VIANNA, Marly de almeida Gomes; CASTRO, Ramón Peña. Karl Marx (1818-1883). In: PARADA, Maurício (org.). Os historiadores clássicos da história. V.2. De Tocqueville a Thompson. Rio de Janeiro: Editora da PUCRIO; Petrópolis: Vozes, 2013. p.113-137.
VOVELLE, Michel. Karl Marx. In: SALES, Véronique (org.). Os historiadores. São Paulo: Unesp, 2011. p.45-63.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.