Boa Fé

A experiência do Ensino de História vivenciado para a descoberta do 1º Sítio Arqueológico Tupi no munícipio de Cachoeira dos Índios-PB

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de História, Povos Tupis, Sitio Arqueológico.

Resumen

A escrita deste artigo é resultado do processo de uma ação em Educação Patrimonial desenvolvido na cidade de Cachoeira dos Índios – PB. Para esta tarefa, os alunos, com a orientação do professor de História, saíram do espaço escolar e passaram a buscar escrever e registrar a memória do lugar. Para consolidar esta relação de aprendizagem e construção de identidade local, passaram a apontar e reivindicar patrimônios históricos, inventariando e registrando as memórias das pessoas relacionados a esses bens. Logo nas primeiras expedições de campo os estudos apontaram a possibilidade de existir em Cachoeira dos Índios um sitio arqueológico que poderia legitimar o nome da cidade, o que durante anos foi questionado pelos munícipes, quanto a validade dessa representação, tendo em vista o descrédito da presença indígena na localidade com a descoberta e registro do Sítio Arqueológico Boa Fé.

Citas

FONTES

Arquivo pessoal de Jone Candido de Oliveira;

Arquivo pessoal de Juvandi de Sousa Santos;

Arquivo pessoal de Djalma Luiz do Nascimento Dantas;

Arquivo do projeto de ação educacional Akangatu desenvolvido na E.M.E.I.F. Maria Cândido de Oliveira em Cachoeira dos Índios – PB;

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Capa da edição da revista

Publicado

2023-07-26

Cómo citar

Luiz do Nascimento Dantas, D. (2023). Boa Fé : A experiência do Ensino de História vivenciado para a descoberta do 1º Sítio Arqueológico Tupi no munícipio de Cachoeira dos Índios-PB. Sertão História - Revista electrónica Del Centro De Estudios De Historia Social Y Medio Ambiente, 2(4), 292–309. Recuperado a partir de http://revistas.urca.br/index.php/SertH/article/view/904