Assembleias em sala de aula, educação democrática e bell hooks:

a estratégia pedagógica de uma subcultura de resistência na rede pública estadual do Rio de Janeiro

Autores/as

Palabras clave:

Educação Democrática. Subcultura de Resistência. Educação Pública.

Resumen

Este trabalho relata a experiência de uma estratégia pedagógica desenvolvida pelo autor visando democratizar as relações em sala de aula no C.E. Manuel de Abreu (Niterói, RJ). Durante as aulas de História e Sociologia ocorre a mediação do processo educativo a partir da organização de assembleias de turma ao início de cada bimestre letivo. Esta estratégia visa reforçar às potencialidades e interesses de cada turma, estimular a autonomia e criar uma responsabilização a partir de acordos coletivos sobre os mais diversos aspectos. Esta estratégia pedagógica pode ser entendida como uma “subcultura de resistência” (hooks, 2021), pois mesmo o sistema educacional sendo estruturado para manter uma série de dominações, ainda, sim, é possível de potencializar práticas de liberdade.

Biografía del autor/a

Walter José Moreira Dias Junior, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Sociologia e Antropologia (UFRJ). Graduado em História (UFF). Professor da SEEDUC-RJ e da SME-Maricá.

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Publicado

2024-02-14

Cómo citar

Moreira Dias Junior, W. J. (2024). Assembleias em sala de aula, educação democrática e bell hooks:: a estratégia pedagógica de uma subcultura de resistência na rede pública estadual do Rio de Janeiro. Sertão História - Revista electrónica Del Centro De Estudios De Historia Social Y Medio Ambiente, 3(5), 10–28. Recuperado a partir de http://revistas.urca.br/index.php/SertH/article/view/1315