Diciosinalário de Conceitos Históricos:
o experienciar de um Ensino de História na perspectiva bilingue e inclusiva para alunos surdos e ouvintes.
Palabras clave:
Educação Bilingue de Surdos; Ensino de História; Surdidade.Resumen
Neste estudo buscamos refletir, como o recurso didático denominado Diciosinalário de Conceitos Históricos, elaborado em sala de aula, pode contribuir para a construção do conhecimento histórico de alunos surdos e ouvintes de forma inclusiva e bilíngue em uma sala regular da Educação Básica. Para este estudo buscaremos nos debruçar na análise dos resultados, frutos da aplicação da pesquisa da qual parte, a fim de compreender as etapas do trabalho colaborativo em sala de aula e as relações interpessoais nas aulas de História e na elaboração / aplicação do Diciosinalário de Conceitos Históricos. Destarte, evidenciamos que, a partir das ações planejadas, para além de proporcionar momentos de ensino inclusivo e bilingue em sala de aula, o produto da nossa pesquisa fomentou, no tocante ao protagonismo dos estudantes (surdos e ouvintes), uma consciência histórica que principiou o lugar de fala de cada um aos saberes históricos inerentes ao currículo.
Citas
Fontes
Diciosinalário de Conceitos Históricos (do estudante)
Diciosinalário de Conceitos Históricos (produto final da pesquisa)
Roda de Conversa (gravada com os alunos ouvintes)
Relato escrito dos estudantes surdos
Referências
BEDAQUE, Selma Andrade de Paula. O Atendimento Educacional Especializado no Processo de Inclusão Escolar, na Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2011.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Afonso Celso da Cunha Serra (trad.). Rio de Janeiro: LTC, 2021.
CAIMI, Flávia Eloisa. O que precisa saber um professor de História?. Revista História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015. Disponível em: <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23853>. Acesso em 10 mai 2023.
CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e Consciência Histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.
CERRI, Luis Fernando. Os Conceitos de Consciência Histórica e os Desafios da Didática da História. Revista de História Regional, [S. l.], v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2133>. Acesso em: 17 set. 2022.
CROCHIK, José Leon. Educação Inclusiva e Preconceito: desafios para a prática pedagógica. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 39-59.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ªed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KOSELLECK, Reinart. História de Conceitos: estudos sobre a semântica e a pragmática da linguagem política e social. Tradução: Markus Hediger. Rio de Janeiro, Contraponto, 2020.
LARCEDA, Cristina Broglia Feitosa de. SANTOS, Lara Ferreira dos; CAETANO, Juliana Fonseca. Estratégias metodológicas para o Ensino de Alunos Surdos. In: LARCEDA, Cristina Broglia Feitosa de. SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à LIBRAS e educação de surdos. 4ª reimp. São Carlos: EdUFSCar, 2021, p.185-200.
MARTINS, Estevão Chaves de Rezende. Consciência e Educação Históricas. In: ANDRADE, Juliana Alves de; PEREIRA, Nilton Mullet (org.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2ªed. São Leopoldo: Editora Oikos, 2021, p.47-62.
RAMOS, Rossana. Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. 2ªed. São Paulo: Summus, 2010.
RÜSEN, Jörn. Aprendizado Histórico. In: SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; MARTINS, Estevão de Rezende. (Org.). Jörn Rüsen: contribuições para uma teoria da didática da História. Curitiba: WA Editores, 2016, p.83-92.
RÜSEN, Jörn. Aprendizado Histórico. In: SHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2011, p. 41-49.
RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Revista Práxis Educativa, vol 1, nº 2, Paraná, jul/dez, 2006, p.7-16.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. Col. Temas Básicos de... 2ªed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1986.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Sertão História - Revista electrónica del Centro de Estudios de Historia Social y Medio Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.