Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.
  • El autor ha incluido su registro ORCID en su perfil de usuario.

    Para registrarse en la plataforma ORCID, acceda a: https://orcid.org/
  • No inserte los títulos en mayúsculas: tanto en el archivo de texto como en los metadatos. Inserte los títulos y resúmenes también en inglés, en la zona de metadatos.
    Introduzca los datos ORCID en el elemento colaboradores.

Directrices para autores/as

Sobre o Processo de Publicação

Todos os manuscritos submetidos à Revista Sertão História obedecerão ao mesmo processo de publicação. Após submetido em nosso sistema online, o manuscrito será analisado pelo editor quanto a sua adequação ao escopo e missão da Revista e a observância das normas técnicas. Os artigos que não estiverem estritamente conforme as regras serão rejeitados.

Havendo adequação do artigo submetido a tais quesitos, será iniciada a fase de avaliação cega, em que os trabalhos serão submetidos à análise de dois avaliadores pertencentes ao conselho Editorial Consultivo ou um convidado ad-hoc.

A submissão de manuscritos originais implicará a cessão de direitos autorais e de publicação para a Revista Sertão História. Todo o conteúdo dos textos publicados serão de inteira responsabilidade de seus autores.

É obrigatória a informação do número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) dos autores na submissão do artigo. 

Registro e informações no site https://orcid.org/signin

Os artigos, resenhas, transcrições  e entrevistas devem obrigatoriamente obedecer todas as normas da revista, especificadas na seção “Configuração de manuscritos”.

Processo de Avaliação pelos Pares
Os originais submetidos são avaliados pelo sistema double-blind peer review. Por isso, devem ser enviados sem qualquer identificação dos autores;

O Comitê Editorial realiza uma triagem inicial para garantir a adequação completa às Normas de Publicação;

As propostas de Artigo serão enviadas para dois (2) pareceristas e as Resenhas e Transcrições serão enviadas para um (1) parecerista. Havendo divergências entre os pareceres, um terceiro avaliador será consultado.

Solicitamos que ao preencher os metadados NÃO utilize caixa alta para os títulos.  

Política padrão de seção: 

I - Artigos - Dossiês ou temas livres

Os manuscritos não podem ter identificação na página inicial, no texto e nas notas, para garantir uma avaliação cega.

Sugestão: Verifique as informações do arquivo em "Inspecionar Documento".  Na seção informações do arquivo, retire a autoria, para que o avaliado não identifique o avaliador.  Clique em Informações, clique em "Verificar se há problemas", clique em "Inspecionar documentos", clique em "remover tudo" na seção Propriedades do Documento e Informações Pessoais. 

NÃO inserir títulos em caixa alta.  

Todas as contribuições devem usar o editor de texto da Microsoft Word ou editores compatíveis (Times New Roman, tipo 12 e espaço 1,5).

Os artigos devem ter (no corpo do texto):

- entre 35.000 e 55.000 caracteres (incluindo os espaços);

- título, resumo e três palavras-chave em português;  title, abstract e três keywords em inglês;

- notas  de rodapé apenas para informações complementares, a não ser em caso de fontes, que necessitam de mais espaço para identificação (verifique a regra para fontes abaixo); mesmo com a inserção da fonte em nota de rodapé, a mesma deve constar nas referências.  

- Referências ( Fontes e Bibliografia, nessa ordem).

O resumo no corpo do texto não deve ultrapassar 1000 caracteres (incluindo espaços);

(Este não é o resumo dos METADADOS, que possui outra configuração, conforme as informações existentes na seção METADADOS).  

- as citações bibliográficas no corpo do texto, notas e na bibliografia final devem estar de acordo com as normas da ABNT (conforme apresentadas abaixo).

Citação curta (até 3 linhas):  Deve ser inserida no texto, entre aspas.

As transcrições de texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com caractere tamanho 11, sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.

Exemplos: 

Referências bibliográficas

1 - Livros

Corpo do texto e notas: (Dias, 2005, p.100)

Bibliografia: DIAS, Maria Odila Leite da Silva. A Interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2005.

2 – Capítulo de livros

Corpo de texto e notas: (Congost, 2007, p. 53-69)

Bibliografia: CONGOST, Rosa. Pierre Vilar e a análise histórica: algumas reflexões. In: COHEN, Arón; CONGOST, Rosa; & LUNA, Pablo F. (orgs). Pierre Vilar, uma história total, uma história em construção. Bauru, SP: Edusc, 2007, pp. 53-69.

3 – Artigos

Corpo do texto e notas: (Guimarães, 1988, p. 6)

Bibliografia: GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos (Rio de Janeiro). n.1. 1988, pp. 5-27.

4 – Teses

Corpo do texto e notas: (Gregório, 2008, p. 90)

Bibliografia: GREGÓRIO, Vitor Marcos. Uma face de Jano: a navegação no rio Amazonas e a formação do Estado brasileiro (1838-1867). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo, 2008.

5 -Texto obtido na internet:

Sobrenome, Nome. Título. Data (se houver). Disponível em: www...; Acesso em: dd mmm. ano.

6- Trabalho apresentado em evento:

Sobrenome, Nome. Título do trabalho. In: Nome do evento, número (se houver), ano, Local do evento. Anais... Local: Editora (se houver), ano. p.xxx-yyy.

Para as citações de documentos, podem ser usadas notas de rodapé, sendo que na primeira citação do documento devem constar informações detalhadas, nas seguintes, do mesmo documento, podem ser resumidas com o título e ano.   

7 – Documentos de arquivos (manuscritos e datilografados, etc.)

Notas: Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), “Requerimento de João Cordeiro, pedindo provisão, por um ano, para servir nos ofícios de tabelião, escrivão da Câmara e Almotaçaria na Vila de Pitangui, Comarca do Sabará”, Minas Gerais, Cx. 35, Doc. 01.

Fazer uma nova submissão para a seção Artigos.

Resenha

Sobre o Processo de Publicação

Todos os manuscritos submetidos à Revista Sertão História obedecerão ao mesmo processo de publicação. Após submetido em nosso sistema online, o manuscrito será analisado pelo editor quanto a sua adequação ao escopo e missão da Revista e a observância das normas técnicas. Os artigos que não estiverem estritamente conforme as regras serão rejeitados. Havendo adequação do artigo submetido a tais quesitos, será iniciada a fase de avaliação cega, em que os trabalhos serão submetidos à análise de dois avaliadores pertencentes ao conselho Editorial Consultivo ou um convidado ad-hoc.

A submissão de manuscritos originais implicará a cessão de direitos autorais e de publicação para a Revista Sertão História. Todo o conteúdo dos textos publicados serão de inteira responsabilidade de seus autores.

É obrigatória a informação do número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) dos autores na submissão do artigo. Registro e informações no site https://orcid.org/signin

Os artigos, resenhas, transcrições  e entrevistas devem obrigatoriamente obedecer todas as normas da revista, especificadas na seção “Configuração de manuscritos”.

Sobre as resenhas críticas:

As resenhas críticas deverão procurar estimular, com a publicação da resenha, um diálogo acadêmico com a historiografia pertinente ao tema, promover novas pontuações e evitar o mero resumo da obra. Devem ater-se a livros nacionais ou livros estrangeiros publicados nos últimos três anos.

Autores de resenhas devem evitar qualquer situação que possa ser caracterizada como "conflito de interesses".

As resenhas devem ter:

entre 10.000 e 15.000 caracteres (incluindo os espaços);

um título diferente do título do livro resenhado;

um resumo (no máximo 300 caracteres incluindo espaços) em português e inglês;

três palavras-chave em português e inglês. 

 

Referências bibliográficas

As mesmas regras previstas para os artigos. 

Fazer uma nova submissão para a seção Resenha.

Entrevista

Sobre o Processo de Publicação

Todos os manuscritos submetidos à Revista Sertão História obedecerão ao mesmo processo de publicação. Após submetido em nosso sistema online, o manuscrito será analisado pelo editor quanto a sua adequação ao escopo e missão da Revista e a observância das normas técnicas.

Sobre as entrevistas:

entre 15.000 e 55.000 caracteres (incluindo os espaços);

título em português e inglês;

resumo (no max 500 caracteres incluindo espaços) em português e inglês;

três palavras-chave em português e inglês. 

Referências bibliográficas

As mesmas regras previstas para os artigos. 

Fazer uma nova submissão para a seção Entrevista.

 

Os resultados do processo avaliativo podem ser:

ACEITO, sem modificações necessárias, ou com sugestões de modificações não obrigatórias.   
ACEITO, com correções obrigatórias/Submeter novamente para avaliação: essa opção não implica no retorno da nova versão do texto ao parecerista; o Conselho Editorial avaliará se as correções foram realizadas satisfatoriamente;
RECUSADO: não caberá nenhum tipo de recurso.

PARECER 1

PARECER 2

PARECER 3, se necessário

DECISÃO FINAL

ACEITO

ACEITO

-

ACEITO

ACEITO

RECUSADO

ACEITO

ACEITO

ACEITO

RECUSADO

RECUSADO

RECUSADO

ACEITO

RECUSADO

ACEITO, com correções obrigatórias e sujeito a nova avaliação após a correção

RECUSADO

ACEITO

ACEITO, com correções obrigatórias e sujeito a nova avaliação após a correção

-

ACEITO – APÓS APROVAÇÃO DA COMISSÃO EDITORIAL

ACEITO, com correções obrigatórias e sujeito a nova avaliação após a correção

ACEITO, com correções obrigatórias e sujeito a nova avaliação após a correção

-

ACEITO – APÓS APROVAÇÃO DA COMISSÃO EDITORIAL

RECUSADO

ACEITO, com correções obrigatórias e sujeito a nova avaliação após a correção

-Recusado

RECUSADO

RECUSADO

RECUSADO

-       

RECUSADO

 

Dossiê

Artigos para os dossiês temáticos seguem a política geral para artigos. 

Artigos

Sobre o Processo de Publicação

Todos os manuscritos submetidos à Revista Sertão História obedecerão ao mesmo processo de publicação. Após submetido em nosso sistema online, o manuscrito será analisado pelo editor quanto a sua adequação ao escopo e missão da Revista e a observância das normas técnicas. Os artigos que não estiverem estritamente conforme as regras serão rejeitados. Havendo adequação do artigo submetido a tais quesitos, será iniciada a fase de avaliação cega, em que os trabalhos serão submetidos à análise de dois avaliadores pertencentes ao conselho Editorial Consultivo ou um convidado ad-hoc.

A submissão de manuscritos originais implicará a cessão de direitos autorais e de publicação para a Revista Sertão História. Todo o conteúdo dos textos publicados serão de inteira responsabilidade de seus autores.

É obrigatória a informação do número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) dos autores na submissão do artigo. Registro e informações no site https://orcid.org/signin

Os artigos, resenhas, transcrições  e entrevistas devem obrigatoriamente obedecer todas as normas da revista, especificadas na seção “Configuração de manuscritos”.

Política padrão de seção

I - Artigos - Dossiês ou temas livres

Os manuscritos não podem ter identificação na página inicial, no texto e nas notas, para garantir uma avaliação cega.

Todas as contribuições devem usar o editor de texto da Microsoft Word ou editores compatíveis (Times New Roman, tipo 12 e espaço 1,5).

Os artigos devem ter:

- entre 35.000 e 55.000 caracteres (incluindo os espaços);

- título, resumo e três palavras-chave em português;  title, abstract e três keywords em inglês;

- notas  de rodapé apenas para informações complementares; 

- Referências ( Fontes e Bibliografia);

O resumo não deve ultrapassar 1000 caracteres (incluindo espaços);

 

- as citações bibliográficas no corpo do texto, notas e na bibliografia final devem estar de acordo com as normas da ABNT (conforme apresentadas abaixo).

Citação curta (até 3 linhas):  Deve ser inserida no texto, entre aspas.

As transcrições de texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com caractere tamanho 11, sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.

Exemplos: 

Referências bibliográficas

1 - Livros

Corpo do texto e notas: (DIAS, 2005, p.100)

Bibliografia: DIAS, Maria Odila Leite da Silva. A Interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2005.

2 – Capítulo de livros

Corpo de texto e notas: (CONGOST, 2007, p. 53-69)

Bibliografia: CONGOST, Rosa. Pierre Vilar e a análise histórica: algumas reflexões. In: COHEN, Arón; CONGOST, Rosa; & LUNA, Pablo F. (orgs). Pierre Vilar, uma história total, uma história em construção. Bauru, SP: Edusc, 2007, pp. 53-69.

 

3 – Artigos

Corpo do texto e notas: (GUIMARÃES, 1988, p. 6)

Bibliografia: GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos (Rio de Janeiro). n.1. 1988, pp. 5-27.

4 – Teses

Corpo do texto e notas: (GREGÓRIO, 2008, p. 90)

Bibliografia: GREGÓRIO, Vitor Marcos. Uma face de Jano: a navegação no rio Amazonas e a formação do Estado brasileiro (1838-1867). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo, 2008.

5 -Texto obtido na internet:

SOBRENOME, Nome. Título. Data (se houver). Disponível em: www...; Acesso em: dd mmm. ano.

6-Trabalho apresentado em evento:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número (se houver), ano, Local do evento. Anais... Local: Editora (se houver), ano. p.xxx-yyy.

7 – Documentos de arquivos (manuscritos e datilografados, etc.)

Notas: Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), “Requerimento de João Cordeiro, pedindo provisão, por um ano, para servir nos ofícios de tabelião, escrivão da Câmara e Almotaçaria na Vila de Pitangui, Comarca do Sabará”, Minas Gerais, Cx. 35, Doc. 01.

 

Resenha

Sobre o Processo de Publicação

Todos os manuscritos submetidos à Revista Sertão História obedecerão ao mesmo processo de publicação. Após submetido em nosso sistema online, o manuscrito será analisado pelo editor quanto a sua adequação ao escopo e missão da Revista e a observância das normas técnicas. Os artigos que não estiverem estritamente conforme as regras serão rejeitados. Havendo adequação do artigo submetido a tais quesitos, será iniciada a fase de avaliação cega, em que os trabalhos serão submetidos à análise de dois avaliadores pertencentes ao conselho Editorial Consultivo ou um convidado ad-hoc.

A submissão de manuscritos originais implicará a cessão de direitos autorais e de publicação para a Revista Sertão História. Todo o conteúdo dos textos publicados serão de inteira responsabilidade de seus autores.

É obrigatória a informação do número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) dos autores na submissão do artigo. Registro e informações no site https://orcid.org/signin

Os artigos, resenhas, transcrições  e entrevistas devem obrigatoriamente obedecer todas as normas da revista, especificadas na seção “Configuração de manuscritos”.

Sobre as resenhas críticas:

As resenhas críticas deverão procurar estimular, com a publicação da resenha, um diálogo acadêmico com a historiografia pertinente ao tema, promover novas pontuações e evitar o mero resumo da obra. Devem ater-se a livros nacionais ou livros estrangeiros publicados nos últimos três anos.

Autores de resenhas devem evitar qualquer situação que possa ser caracterizada como "conflito de interesses".

 

As resenhas devem ter:

entre 10.000 e 15.000 caracteres (incluindo os espaços);

um título diferente do título do livro resenhado;

um resumo (no máximo 300 caracteres incluindo espaços) em português e inglês;

três palavras-chave em português e inglês. 

 

Referências bibliográficas

1 - Livros

Corpo do texto e notas: (DIAS, 2005, p.100)

Bibliografia: DIAS, Maria Odila Leite da Silva. A Interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2005.

 

2 – Capítulo de livros

Corpo de texto e notas: (CONGOST, 2007, p. 53-69)

Bibliografia: CONGOST, Rosa. Pierre Vilar e a análise histórica: algumas reflexões. In: COHEN, Arón; CONGOST, Rosa; & LUNA, Pablo F. (orgs). Pierre Vilar, uma história total, uma história em construção. Bauru, SP: Edusc, 2007, pp. 53-69.

 

3 – Artigos

Corpo do texto e notas: (GUIMARÃES, 1988, p. 6)

 

Bibliografia: GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos (Rio de Janeiro). n.1. 1988, pp. 5-27.

 4 – Teses

Corpo do texto e notas: (GREGÓRIO, 2008, p. 90)

 

Bibliografia: GREGÓRIO, Vitor Marcos. Uma face de Jano: a navegação no rio Amazonas e a formação do Estado brasileiro (1838-1867). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo, 2008.

 5 -Texto obtido na internet:

SOBRENOME, Nome. Título. Data (se houver). Disponível em: www...; Acesso em: dd mmm. ano.

 6-Trabalho apresentado em evento:

 SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número (se houver), ano, Local do evento. Anais... Local: Editora (se houver), ano. p.xxx-yyy.

 

7 – Documentos de arquivos (manuscritos e datilografados, etc.)

Notas: Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), “Requerimento de João Cordeiro, pedindo provisão, por um ano, para servir nos ofícios de tabelião, escrivão da Câmara e Almotaçaria na Vila de Pitangui, Comarca do Sabará”, Minas Gerais, Cx. 35, Doc. 01.

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.