Corpo-paisagem
elaborações performáticas para uma outra corporeidade
Keywords:
Process of creation, Body and experience, Protocols for performative actionsAbstract
This poetic research deals with performative insertions carried out in the Chapada do Araripe (CE), with an emphasis on the relationship between the body and the landscape. In performative and epidermal symbiosis with the Chapada, after resorting to poetic documents and bibliographical references, it was possible to link experience and poetry, everyday life and performance. The archives from the performative actions in the Chapada do Araripe are taken as articulators of meaning, reflections and news of an everyday life transmuted into poetic experience. The transmutation of a body can also mean the transfiguration of a way of touching the surrounding reality. These aspects of poetic research take into account the postulations of REY (1996) and PASSERON (1997), connected to the thoughts of FABIÃO (2013), BONDÍA (2002) and DELEUZE and GUATTARI (2010), in order to deal with experiences of affectation and the human coupled to nature.
References
ALMOZARI, Paula e PARAGUAI, Luisa. O percurso ou o caminhar como dispositivo poético, perceptivo e mnemônico. Climacom, 2017. Disponível em: <http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/o-percurso-ou-o-caminhar-como-dispositivo-poetico-perceptivo-e-mnemonico/>. Acesso em: 29 dez. 2022.
AUTOR. Diário de bordo da pesquisa. Barbalha (CE), 2021. (manuscrito não publicado).
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ___ Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1987, p. 197-221.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiênica e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação (Rio de Janeiro). Vol. 1, n. 19, p. 20-28, abril 2002.
BRITES, Blanca; TESSLER, Elida. O meio como ponto zero: Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. Marcos Marcolino. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: Capitalismo e esquizofrenia 1. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 3. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo em experiência. Revista Ilinx (Campinas). Vol. 1, n. 4, dez. 2013.
GRAÇA, Fernando. João Cabral de Melo Neto fala sobre o nordeste, o nordestino e o humor em sua obra. Youtube, 22 de agosto de 2018. Disponível em: <https://youtu.be/GnThHr70XKI>. Acesso em: 29 dez. 2022.
LESTEL, Dominique. A animalidade, o humano e as “comunidades híbridas”. In: MACIEL, Esther Maria (org.). Pensar/escrever o animal: ensaios de zoopoética e biopolítica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011. p. 23-53.
MACIEL, Esther Maria. Poéticas do animal. In: Pensar/escrever o animal: ensaios de zoopoética e biopolítica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011. p.85-101.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. São Paulo: Editora Zahar, 2008.
PASSERON, René. Da estética à poiética. Porto Arte (Porto Alegre). Vol. 8, n. 15, p. 103-116, nov. 1997.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. Porto Arte (Porto Alegre). Vol. 7, n. 13, p. 81-95, nov. 1996.

Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2025 Sertão História - Electronic Journal of the Center for Studies in Social History and the Environment

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.