History teaching and racial literacy in times of educational reform
Keywords:
History Teaching. Racial literacy. Curriculum.Abstract
The text aims to present a set of reflections on the challenges that arise in the teaching of History when confronted with the policies and guidelines for the construction of an anti-racist education, in force in Brazil since the beginning of the 21st century. It problematizes the current curricular reform of History in the final years of Elementary School and High School, in light of the demands of racial literacy. It anchors the construction of problematizations around the theoretical contributions of authors identified with the epistemic revision movement. It takes as its starting point the teaching experiences in history, and the knowledge mobilized in the role as teachers and trainers in public schools in the states of Ceará and Pernambuco.
References
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 nov. 2023.
BRASIL. Decreto lei Nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei orgânica do ensino industrial. Diário Oficial da União, 9 fev. 1942b.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino da História afro-brasileira e africana. Brasília/DF: SECAD/ME, 2004.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: CNE, MEC, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. 10 de janeiro de 2003.
Acesso em: 23 de mai. de 2023.
BRASIL, Lei 12.288/10. Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, DF: Presidência da República, 2010.
ALMEIDA, Neide A. de. Letramento racial: um desafio para todos nós. In: Portal Geledés, 28 out. 2017. Acesso em: 8 nov. 2021.
ALVES, Paula Trajano de Araújo; SILVA, Solonildo Almeida da; JUCÁ, Sandro César Silveira. O percurso histórico do ensino médio brasileiro (1837-2017). Revista Contemporânea de Educação, v. 17, n. 39, mai./ago. 2022. Disponível em: file:///C:/Users/felis/Downloads/45994-154115-1-PB%20(2).pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.
CONCEIÇÃO, Maria Telvira da. Ensinar história e ensinar história antirracista: as tarefas dos professores de História com o letramento racial nas escolas brasileiras. In: Revista Palavras ABEHrtas, n. especial, 2023.
Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro, FGV Editora, p. 155-161, 2019.
FANON, Frantz, Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
FARIA, Roanir Justino de; ALMEIDA, Vasni de; SILVA, Cícero da. In: Cultura escolar e ensino de história: concepções e reflexões. História: questões & debates, [S.I], v. 70, n. 1, p. 331-356, fev. 2022. ISNN 2447-8261. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/67473/45852. Acesso em 12 de julho de 2023.
FELIPE, Delton Aparecido. Saberes outros na formação docente: A história e cultura afro-brasileira e africana como estratégia para uma educação decolonial. In: CESCO, S. et al. (Orgs.). Ensino de História: reflexões e práticas decoloniais. 1. ed. Porto Alegre - RS: Editora Letra1, p. 55-70, 2021. Disponível em: <https://editoraletra1.com/epub/9786587422176/9786587422176.pdf>. Acesso em 25 de jun. de 2023.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. 2 ed. Campinas SP: Papirus, 1994.
GARCIA, Cecília. “Letramento racial é um ato anticolonialista”, explicam Diva Guimarães e Diane Sousa. In: Portal Aprendiz, 22 out. 2019. Transformar a cidade. Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/2019/10/22/letramento-racial/. Acesso em: 8 nov. 2021.
GIL, Carmem Zeli de Vargas. Memória. In: M. M. FERREIRA; M. M. D. OLIVEIRA (org.), Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro, FGV Editora, p. 155-161, 2019.
GOMES, N. L. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção de saberes. In: Política e Sociedade, Florianópolis, v. 10, n. 18, abril, 2011. Disponível em: https:// periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175- 7984.2011v10n18p133/17537. Acesso em: 5 nov. 2023.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, Nº. 92/93 (jan./jun.). 1988b, p. 69-82.
JESUS, Leandro Santos Bulhões de; SAMPAIO, Leonardo Grokoski. A História, a pós-colônia e os “novos” sujeitos na produção dos conhecimentos: reflexões com Achille Mbembe. In: Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE, v. 2, n. 11, p. 109-125, 2017.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de Racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
KOEPSEL, Eliana Cláudia Navarro; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. A tríade da reforma do Ensino Médio Brasileiro: Lei nº 13.415/2017, BNCC E DCNEM. Edur, Educação em revista. 2020. Disponível em: https:// www.scielo.br/j/edur/a/WzZ7F8ztWTshJbyS9gFdddn/. Acesso em: 3 novembro 2023.
LIMA, M. História da África: temas e questões para a sala de aula. Cadernos PENESB, Niterói-Rio de Janeiro, v.1, 2006.
MEINERZ, Carla Beatriz. Entrevista com a Professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva: Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino de História e os Vinte Anos da Lei 10.639/2003. Revista História Hoje, v. 12, n. 25, 2023.
MELO, Francisco Egberto de. Base Nacional Comum Curricular e Documento Curricular Referencial do Ceará para o ensino de História: prescrição e resistência no tratamento das relações de gênero, étnicas e raciais. In: FERREIRA, Ângela Ribeiro Ferreira; ALMEIDA NETO, Antonio Simplício de; ADAN, Caio Figueiredo Fernandes; FERREIRA, Carlos Augusto Lima; MELLO, Paulo Eduardo Dias de; SOARES, Olavo Pereira (Org.). BNCC nos Estados: o futuro do presente - Seção 3 - Ceará, Paraíba e Santa Catarina. 1 ed. Porto Alegre: Editora FI, 2021, v. 1, p. 146-167. Disponível em: BNCC de História nos estados: o futuro do presente (editorafi.org) Acessado em: 13 de julho 2023.
MELO, Francisco Egberto de. MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano. Aproximações e distanciamentos identitários entre empreendedorismo e gênero na Base Nacional Comum Curricular e na formação de professores. In: Revista e-curriculum, v. 20, n. 4, 2022, p. 1534-1554. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/54815. Acesso em: 16 de julho de 2023.
MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324, 2008. p. 11-21, 2021. Disponível em: <https://editoraletra1.com/epub/9786587422176/9786587422176.pdf>. Acesso em 25 de jun. de 2023.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. MENESES, Maria Paula. (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, p. 73-118, 2009.
RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 771-788, jul.-set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NrgqwnZ4vG6DP8p5ZYGn4Sm/. Acessado em: 3 novembro 2023.
ROSA, Marcus Vinicius de Freitas. Ensino de História e Branquitude. In: CESCO, Susana. et al. (Orgs.). Ensino de História: reflexões e práticas decoloniais. 1. ed. Porto Alegre - RS: Editora Letra1.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Na oficina do sociólogo artesão. São Paulo: Cortez, 2018. SANTOS, B. S; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009.
SILVA, Mônica Martins da. A Formação Docente no Profhistória: reflexões tramadas em experiências de compartilhamento de saberes. Palavras ABEHrtas, online, p. 1 - 9, 2021. Disponível em: < https://palavrasabehrtas.abeh.org.br/index.php/palavrasABEHrtas/article/view/9>.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. 14. reimp – Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SOUSA, Mariana Alves de; GALINDO, Monica Abrantes; BARBOSA, Maria Valéria. Formação continuada de professores (as) da Educação Básica e o ensino das relações étnico-raciais: análises e contrapartidas às ausências epistemológicas. Acta Scientiarum. Education, v. 44, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Sertão História - Electronic Journal of the Center for Studies in Social History and the Environment
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.