Boa Fé
A experiência do Ensino de História vivenciado para a descoberta do 1º Sítio Arqueológico Tupi no munícipio de Cachoeira dos Índios-PB
Palavras-chave:
Ensino de História, Povos Tupis, Sitio Arqueológico.Resumo
A escrita deste artigo é resultado do processo de uma ação em Educação Patrimonial desenvolvido na cidade de Cachoeira dos Índios – PB. Para esta tarefa, os alunos, com a orientação do professor de História, saíram do espaço escolar e passaram a buscar escrever e registrar a memória do lugar. Para consolidar esta relação de aprendizagem e construção de identidade local, passaram a apontar e reivindicar patrimônios históricos, inventariando e registrando as memórias das pessoas relacionados a esses bens. Logo nas primeiras expedições de campo os estudos apontaram a possibilidade de existir em Cachoeira dos Índios um sitio arqueológico que poderia legitimar o nome da cidade, o que durante anos foi questionado pelos munícipes, quanto a validade dessa representação, tendo em vista o descrédito da presença indígena na localidade com a descoberta e registro do Sítio Arqueológico Boa Fé.
Referências
FONTES
Arquivo pessoal de Jone Candido de Oliveira;
Arquivo pessoal de Juvandi de Sousa Santos;
Arquivo pessoal de Djalma Luiz do Nascimento Dantas;
Arquivo do projeto de ação educacional Akangatu desenvolvido na E.M.E.I.F. Maria Cândido de Oliveira em Cachoeira dos Índios – PB;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSIMPTUR. Vestígios de cinco mil anos, site Lajedo de Soledade, 2008. Disponível em: https://www.lajedodesoledade.org.br/artigos-sobre-lajedo/vest%C3%ADgios-de-cinco-mil-anos. Acesso em: 09 maio 2023.
CAVALCANTE, Thamires da Silva, MEDEIRO, Thalles Rennan Maia de, Santos, Juvandi de Souza. Análise das cerâmicas do Sítio Arqueológico Moconha e a possível presença Tupi no interior da Paraíba, Revista Tarairiú, Campina Grande - PB, vol. 1 - Número 19, p. 01-29, janeiro / junho 2022.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. O que é a educação patrimonial? Disponível em: https://www.academia.edu/11935219. Acesso em: 09 maio 2023.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Resultados gerais da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 7ª ed. 2013.
LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense, 2ª ed. 2013.
MELLO, José Octávio de Arruda. História da Paraíba: lutas e resistência. A União, João Pessoa - PB, 7ª ed., 2002.
NETTO, Carlos Xavier de Azevedo, KRAISCH, Adriana Machado Pimentel de Oliveira. A relação entre História, Memória e Arqueologia: A arte rupestre no município de São João do Cariri. XXIV Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História - ANPUH, São Leopoldo - RS, 2007. Disponível em: http://www.snh2007.anpuh.org/resources/content/anais/Carlos%20X%20de%20Azevedo%20Netto.pdf. Acesso em 10 maio de 2023.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ensino de história com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio. Cadernos do CEOM, n. 31. p. 145- 155, 2022.
RODRIGUES, Sofia Helena Cardoso. Arqueologia, História e Memória: um ensaio sobre a circularidade e as sobreposições destas três práticas de relação com o passado. Epígrafe, São Paulo, vol. 11, nº. 1, p. 510 - 526, 2022.
SANTIAGO, Ricardo. MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. História oral na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1ª ed. 2015.
SANTOS, Juvandi de Souza, MORAIS, Karen Nadja de Souza, ASSIS, Lucas Ramon Porto de. Índios Tupis do interior da Paraíba e seus fluxos migratórios, Revista Tarairiú, Campina Grande - PB, Ano XI, Vol.1, nº 18, p.153-165, janeiro / junho de 2021.
SANTOS, Juvandi de Souza, MORAIS, Karen Nadja de Souza. Índios Tupis no interior da Paraíba, Revista Tarairiú, Campina Grande - PB, Ano VIII– Vol.1, nº 16, p. 29- 37, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.