História Ambiental, Educação e metodologias ativas de aprendizagem :

reflexões a partir da experiência da comunidade de Santa Luzia, Independência, Ceará, Brasil. (2020)

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Palavras-chave:

História Ambiental - Educação - Metodologias Ativas de Aprendizagem

Resumo

A pandemia do Covid-19 e o aprofundamento das mudanças climáticas em curso apresentam possibilidades e desafios relacionados com as práticas como Ensino de História e Meio Ambiente. O objetivo deste trabalho é refletir sobre essa temática a partir das oficinas pedagógicas realizadas na comunidade de Santa Luzia, município de Independência, Estado do Ceará, que por sua vez, integra uma região caracterizada como núcleos de desertificação. Por meio da realização de um Oficina de Diagnóstico Socioambiental, 2022, esperamos discutir sobre possibilidades teóricas e metodológicas, assim como, propor um diálogo entre História Ambiental e Educação Não Formal no tempo presente. A realização deste exercício foi possível a partir do diálogo bibliográfico pertinente ao tema, assim como, exposição do relato de experiência, apresentando a utilização de metodologias como a História Oral, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Cartografia Social. Esperamos contribuir com reflexões sobre práticas educacionais dentro e fora do espaço escolar, alinhados com a ciência histórica, em suas dimensões teóricas e metodológicas. 

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Guimarães da Silva, A. (2024). História Ambiental, Educação e metodologias ativas de aprendizagem :: reflexões a partir da experiência da comunidade de Santa Luzia, Independência, Ceará, Brasil. (2020). Sertão História - Revista Eletrônica Do Núcleo De Estudos Em História Social E Ambiente, 3(5), 76–93. Recuperado de http://revistas.urca.br/index.php/SertH/article/view/1346