Diciosinalário de Conceitos Históricos:

o experienciar de um Ensino de História na perspectiva bilingue e inclusiva para alunos surdos e ouvintes.

Autores

Palavras-chave:

Educação Bilingue de Surdos; Ensino de História; Surdidade.

Resumo

Neste estudo buscamos refletir, como o recurso didático denominado Diciosinalário de Conceitos Históricos, elaborado em sala de aula, pode contribuir para a construção do conhecimento histórico de alunos surdos e ouvintes de forma inclusiva e bilíngue em uma sala regular da Educação Básica. Para este estudo buscaremos nos debruçar na análise dos resultados, frutos da aplicação da pesquisa da qual parte, a fim de compreender as etapas do trabalho colaborativo em sala de aula e as relações interpessoais nas aulas de História e na elaboração / aplicação do Diciosinalário de Conceitos Históricos. Destarte, evidenciamos que, a partir das ações planejadas, para além de proporcionar momentos de ensino inclusivo e bilingue em sala de aula, o produto da nossa pesquisa fomentou, no tocante ao protagonismo dos estudantes (surdos e ouvintes), uma consciência histórica que principiou o lugar de fala de cada um aos saberes históricos inerentes ao currículo.

Biografia do Autor

Jefferson Fernandes de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-Campus de Cajazeiras). Docente da rede pública estadual de educação no Estado da Paraíba, na EEEFM Dom Moisés Coêlho (Cajazeiras-PB). Especialista em: Geopolítica e História pela FIP, em Atendimento Educacional Especializado pela UFERSA e em Mídias na Educação pela UERN. Mestrando em Ensino de História pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ProfHistória/UERN). 

Referências

Fontes

Diciosinalário de Conceitos Históricos (do estudante)

Diciosinalário de Conceitos Históricos (produto final da pesquisa)

Roda de Conversa (gravada com os alunos ouvintes)

Relato escrito dos estudantes surdos

Referências

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Fernandes de Aquino, J. (2024). Diciosinalário de Conceitos Históricos: : o experienciar de um Ensino de História na perspectiva bilingue e inclusiva para alunos surdos e ouvintes. Sertão História - Revista Eletrônica Do Núcleo De Estudos Em História Social E Ambiente, 3(5), 94–122. Recuperado de http://revistas.urca.br/index.php/SertH/article/view/1229