Diciosinalário de Conceitos Históricos:
o experienciar de um Ensino de História na perspectiva bilingue e inclusiva para alunos surdos e ouvintes.
Palavras-chave:
Educação Bilingue de Surdos; Ensino de História; Surdidade.Resumo
Neste estudo buscamos refletir, como o recurso didático denominado Diciosinalário de Conceitos Históricos, elaborado em sala de aula, pode contribuir para a construção do conhecimento histórico de alunos surdos e ouvintes de forma inclusiva e bilíngue em uma sala regular da Educação Básica. Para este estudo buscaremos nos debruçar na análise dos resultados, frutos da aplicação da pesquisa da qual parte, a fim de compreender as etapas do trabalho colaborativo em sala de aula e as relações interpessoais nas aulas de História e na elaboração / aplicação do Diciosinalário de Conceitos Históricos. Destarte, evidenciamos que, a partir das ações planejadas, para além de proporcionar momentos de ensino inclusivo e bilingue em sala de aula, o produto da nossa pesquisa fomentou, no tocante ao protagonismo dos estudantes (surdos e ouvintes), uma consciência histórica que principiou o lugar de fala de cada um aos saberes históricos inerentes ao currículo.
Referências
Fontes
Diciosinalário de Conceitos Históricos (do estudante)
Diciosinalário de Conceitos Históricos (produto final da pesquisa)
Roda de Conversa (gravada com os alunos ouvintes)
Relato escrito dos estudantes surdos
Referências
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