Crimes contra o “escravo” e seu julgamento

processos criminais na Cidade do Crato (CE), na segunda metade do século XIX

Autores

Palavras-chave:

Criminalidade; Processos criminais; Escravo; Crato.

Resumo

O presente artigo trata da criminalidade e de crimes contra os escravizados na cidade do Crato-CE, na segunda metade do século XIX. Utilizando como base um processo criminal referente ao crime de lesão corporal, no qual aparece como vítima, Jacinto, “escravo” de José Dias Guimaraes.” O escravizado foi agredido por dois sujeitos na atual cidade de Juazeiro do Norte, após ter ido, a mando de seu senhor, comprar alguns fogos artificio. O documento faz parte do acervo do Centro de Documentação do Cariri – CEDOCC, disponível na Universidade Regional do Cariri - URCA. O artigo discutirá como ocorreu esse crime contra Jacinto, e os desdobramentos do julgamento. O resultado não foi favorável para o escravizado, apesar de haver provas e indícios comprovando a sua inocência. 

Referências

FONTES:

Lesão Corporal, Caixa VIII, Pasta 107, 1874, f.1f. CEDOCC.

Ordenações Filipinas - Livro V. Disponível em; <http://www1.ci.uc.pt/ihti/proj/filipinas/l5ind.htm >.

LEI DE 16 DE DEZEMBRO DE 1830. Disponível em; <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim-16-12-1830.htm >.

LEI DE 29 DE NOVEMBRO DE 1832. Disponível em;

< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LIM/LIM-29-11-1832.htm >.

REFERÊNCIAS:

BORIS, Fausto. Crime e cotidiano: A criminalidade em são Paulo (1880-1924). Editora: Brasiliense. s.a. São Paulo, 1984.

CORTEZ, A. S. Parente. Cabras, caboclos, negros e mulatos. A família escrava no Cariri cearense (1850-1884). Dissertação. (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Ceará, 2008.

GRIMBERG, Keila. “A história nos porões dos arquivos judiciários”. In: PINKY, Carla Bassanezi e LUCA, Tania Regina (orgs.). O historiador e suas Fontes. São Paulo: Contexto, 2020.

MACHADO, Maria Helena P. T. Crime e Escravidão. Trabalho. Luta. Resistência nas

lavouras Paulistas. 1830-1888. São Paulo: Editora Brasiliense, 2018

MALHEIRO, Perdigão. A escravidão no Brasil: ensaio histórico-jurídico-social parte 1ª (jurídica) direito sobre os escravos e libertos, Edições cultura, São Paulo, 1944.

PEDROZA, Antonia Márcia Nogueira. Desventuras de Hypolita: luta contra a escravidão ilegal no sertão (Crato e Exu, século XIX). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em História, Natal, 2013.

REIS JUNIOR, Darlan de Oliveira. Senhores e Trabalhadores no Cariri Cearense: terra, trabalho e conflitos na segunda metade do século XIX. Tese – Programa de História Social – Universidade Federal do Ceará, 2014.

REIS JUNIOR, Darlan de O. Cidade do Crato: Trabalho e Escravidão no Cariri Cearense do Século XIX. V Encontro Nordestino de História, V Encontro Estadual de História. UFPE, Recife, outubro de 2004.

TAVARES, Iris Mariano. Entre a Sacramentalização católica e outros arranjos parentais: a vida familiar dos escravizados do Crato – CE (1871-1884). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em História, João Pessoa, 2013

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Alves de Alencar , D. (2023). Crimes contra o “escravo” e seu julgamento : processos criminais na Cidade do Crato (CE), na segunda metade do século XIX. Sertão História - Revista Eletrônica Do Núcleo De Estudos Em História Social E Ambiente, 2(4), 177–206. Recuperado de http://revistas.urca.br/index.php/SertH/article/view/872