Releitura sobre a água e a trajetória da política de convivência com as secas no semiárido brasileiro
Palavras-chave:
gestão de águas, polígono das secas, marcos legaisResumo
A água é um insumo indispensável tanto para a manutenção da vida quanto para a viabilização da produção industrial e agrária. Diante disso, o presente artigo proporciona um resgate histórico da política de águas no Brasil, destacando, sobretudo, a sua evolução no semiárido. Para tal, realizou-se revisão bibliográfica em diversas fontes que tratam do assunto. Utilizou-se, ainda, de algumas das principais leis, marcos normativos, juntamente com dados obtidos em fontes oficiais, que orientaram as discussões aqui apresentadas. Também foi feita uma análise, no software IRaMuTeQ, da obra intitulada “A questão da água no Nordeste”, livro lançado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) no ano de 2012. Concluiu-se que as políticas hídricas desenvolvidas na porção semiárida do Nordeste brasileiro vêm permitindo uma melhor convivência com o fenômeno das secas e, consequentemente, possibilitando um maior desenvolvimento dessa área bastante populosa do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.