Direito e Diplomacia no Tempo Saquarema:
soberania territorial e fronteiras políticas na Amazônia (1849-1864)
Palabras clave:
limites, fronteiras, Império do Brasil, diplomacia, Rio AmazonasResumen
O artigo é resultado de reflexões que surgiram da documentação que registrou a articulação entre os movimentos internos e externos do Império do Brasil ao redor do processo de afirmação das fronteiras políticas do país na região que hoje se entende como parte da Amazônia. Compreendemos como, em meados do século XIX, aquelas ações estiveram associadas ao projeto de consolidação do Estado Imperial, sob a hegemonia dos saquaremas. Pautamo-nos nas leituras dos conservadores acerca da História, do Direito de posse de territórios confinantes e da livre navegação do Rio Amazonas enquanto constituinte de uma ideia de Nação coesa, cuja uma base era a defesa da dimensão e unicidade do território, com vista a defender o seu controle. Este mecanismo, que sintetizava uma das faces que se desdobrou no Tempo Saquarema, mostrou-se eficaz no que diz respeito aos projetos impetrados do ponto de vista da diplomacia, sobretudo em relação aos países que compartilham, com o Brasil, os limiares da floresta amazônica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 SerTão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.