Pandemia, Fome e Meio Ambiente no Antigo Sistema Agrário Colonial:
Salvador da Bahia, Século XVIII
Palabras clave:
Colônia, Fome, Agricultura, Meio Ambiente, PandemiaResumen
Em 2022 comemoramos os 100 Anos de nascimento de Maria Yedda Leite Linhares. Historiadora, militante, mulher, nordestina, do Estado Ceará, que lutou contra uma brutal Ditadura, entre 1964 e 1979 – até a Anistia – e abriu o espaço para as mulheres num campo profundamente masculinizado da História Contemporânea na antiga FnFi – Faculdade Nacional de Filosofia, futura Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Mais tarde, em 1976, ainda enfrentando a Ditadura, no retorno do Exílio, abriu um novo campo de estudos no Brasil: a História Agrária. Este artigo – de forma muito breve e precária - pretendemos fazer uma homenagem a Maria Yedda Linhares retomando algumas de suas teses principais, na contramão do “main stream” da poderosa historiografia tradicional brasileira. Tendo como campo de estudo o Recôncavo do Bahia, Salvador e suas vilas, buscamos demonstrar que uma paisagem colonial unívoca em tono do Engenho, a plantação de açúcar e suas escravarias, com o ocultamento do pobres, da pequena produção e da produção da abastecimento interno da Colônia é uma visão equivocada da vida econômica e social do Brasil colonial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.