Nem recatadas, nem do lar:

feminilidades no sertão contemporâneo do filme Boi Neon (2015)

Autores/as

Palabras clave:

boi neón, género, backlands contemporáneos

Resumen

A presente pesquisa é um recorte de dissertação de mestrado e tem por objetivo compreender como as novas relações de gênero estão sendo moldadas em um contexto de permanências e mudanças na arquitetura social, econômica e territorial do sertão contemporâneo nordestino. Partindo de um recorte temporal dos anos 2000 a 2015, a pesquisa debruçou-se sobre a fonte fílmica Boi Neon (2015) do diretor e roteirista, Gabriel Mascaro. Metodologicamente trabalhamos com o método da arqueologia de imagens que consiste na escavação de sentidos nas várias camadas que uma imagem contém, seguindo a linha teoria de Didi- Huberman (2017). Desse modo, esquadrinhamos os signos visuais que estão nas cenas do filme Boi Neon e cruzamos com entrevistas jornalísticas (em site on-line) concedidas pelo diretor. Assim, percebemos no trabalho a desconstrução do gênero feminino no sertão contemporâneo que é discursivamente ativa e transgressora.

 

Palavras – chave: boi neon, gênero, sertão contemporâneo

Citas

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Capa da revista.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Azevêdo, G. (2024). Nem recatadas, nem do lar: : feminilidades no sertão contemporâneo do filme Boi Neon (2015). Sertão História - Revista electrónica Del Centro De Estudios De Historia Social Y Medio Ambiente, 3(6), 127–152. Recuperado a partir de http://revistas.urca.br/index.php/SertH/article/view/1764