Dossiê: Sertão em imagens de cosmopercepção: gravuras, performances, xilogravuras, cliché, pinturas, esculturas, litografias, fotografias, a propaganda midiática e o cinema

2024-08-28

A proposta de dossiê para a próxima edição da revista foi definida: Sertão em imagens de cosmopercepção: gravuras, performances, xilogravuras, cliché, pinturas, esculturas, litografias, fotografias, a propaganda midiática e o cinema.  O prazo para o envio de artigos é 20 de novembro de 2024.  Os proponentes do dossiê são os professores Túlio Pereira, Michele Alves e Renata dos Santos. 

"A construção das visualidades transpõe os limites estabelecidos pelas territorialidades, a plástica e a geografia dos corpos e dos espaços. Imaginar, sentir, captar, registrar e mimetizar a experiência vivida, a partir da narrativa histórica requer ancoragens multidisciplinares, perfazendo o caminho dialógico por diversas áreas do saber. A construção do sertão, para além de uma perspectiva geo-histórica, se dá, enquanto construção simbólica, semântica, ideológica, artística, cultural, semiótica, discursiva e poética. Como enxergar e sentir o sertão? Portanto, o espaço aberto por este dossiê temático, é o de reconhecer a ambivalência e as potencialidades de trabalhos voltados para as visualidades em torno da construção dos sertões, pensando os imaginários, a partir das imagens construídas neles, a partir e sobre esses ideais e ideias sertanejas, muitas vezes não sentidas e só observadas".

Túlio Henrique Pereira[1]

Michele Lopes da Silva Alves[2]

Renata Aparecida Felinto dos Santos[3]

Além dos artigos para o dossiê temático, a revista recebe artigos em temática livre, resenhas e realiza entrevistas definidas pelo Comiê Editorial.  

[1] Possui Pós-Doutorado em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB/UFPI). Doutorado em História Social no Programa de História Social da Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU). Realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI), no projeto Avaliação dos impactos das Políticas de Ações Afirmativas nos Programas de Pós-Graduação das Universidades Públicas no Estado do Piauí. É professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação ProfHistória da URCA. Líder do GEPAFRO – Grupo de Estudo e Pesquisa em História Afrodiaspórica. E-mail: tulio.henrique@urca.br

 

[2] Possui Doutorado em Educação, Conhecimento e Inclusão Social no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG). Professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI/Cocal). E-mail: michele.alves@ifpi.edu.br

 

[3] Possui Pós-Doutorado pela Africana Studies UPenn Arts and Sciences. É professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais no Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (CA/URCA). Líder do Grupo de Pesquisa NZINGA Novos Ziriguiduns (Inter)Nacionais Gerados nas Artes. E-mail: renata.santos@urca.br