Dossiê História das Mulheres: estudos de gênero e sexualidades nos sertões

2024-03-16

O Dossiê, organizado por Joana Maria Pedro (UFSC), Emmanuela Harakassara (UFSC), Allana Letícia dos Santos (UFSC) e Renata Cavazzana (Seduc-SP), tem por objetivo congregar artigos oriundos de trabalhos que versem sobre o campo da História das Mulheres, incorporando os estudos de gênero e das sexualidades nos sertões.

No debate em questão, os sertões brasileiros assumem protagonismo, tornando-se o contexto central para explorar as experiências, os desafios e os sujeitos relacionados à história das mulheres, dos gêneros e das sexualidades. Nesse sentido, os sertões não são meros locais geográficos, mas sim uma condição que evidencia diversas formas de poder, de preconceitos, de violências e de desigualdades de gênero

A História das Mulheres, como um campo de investigação científica, surgiu no Brasil a partir dos anos de 1960, um momento de efervescência dos movimentos feministas no país. Nesse contexto, a incorporação de categorias como “mulher” e “mulheres” em pesquisas acadêmicas, um dos efeitos político-epistemológicos dos feminismos, proporcionam uma renovação na historiografia brasileira, trazendo em seu bojo as primeiras pesquisas no campo da sexualidade (Pedro; Veras, 2014). Demonstrando a parcialidade do conhecimento histórico, o campo elaborou provocações políticas e teóricas à disciplina histórica, exigindo a revisão de fontes, de métodos, de abordagens e do conhecimento produzido.

Com a emergência do conceito de gênero, na década de 1980, tais questionamentos tomaram um novo impulso e demandaram a ampliação do campo da História das Mulheres. Como categoria de análise relacional, “gênero” passou a ganhar espaço e visibilidade, renovando o olhar sobre os sujeitos e as sujeitas na história, levando agora em consideração as relações de poder. Dessa forma, as pesquisas sobre as mulheres, antes silenciadas no meio acadêmico e editorial, ganharam mais espaço. “Gênero” tem sido frequentemente usado como uma categoria transversal na historiografia brasileira, de modo que interpelou não apenas a História das Mulheres, mas também a História como ciência (Crescêncio; Ferreira, 2021). 

A categoria  “gênero” também foi essencial para a crítica das construções culturais sobre as mulheres, conforme destacado nos discursos feministas. Além disso, foi fundamental para analisar as identidades individuais e coletivas das mulheres, que são influenciadas por categorias como raça, classe, sexualidade, nacionalidade e outras (Akotirene, 2019; Davis, 2016). Dessa forma, a categoria “gênero” passou a ser utilizada, tendo a interseccionalidade como questão imprescindível. 

No tempo presente, estudar a História das Mulheres, gênero e sexualidades significa romper com o silêncio e a exclusão impostos pelos paradigmas dominantes no campo da pesquisa histórica e de outras áreas do conhecimento. De fato, esse é um campo consolidado e fértil que continua a enfrentar e a romper desafios. 

 

AKOTIRENE. Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Polém, 2019.

 

CRESCÊNCIO, Cintia Lima; FERREIRA, Gleidiane de Souza. Da história das mulheres às perspectivas contracoloniais?: reflexões sobre a historiografia do gênero no Brasil (2001-2019). Estudos Ibero-Americanos, [s.l.], v. 47, n. 1, p. 3, 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/37850. Acesso em: 15 mar. 2024.

 

DAVIS, Angêla. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

 

PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. História, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 77-98, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742005000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/fhHv5BQ6tvXs9X4P3fR4rtr/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2024.

 

PEDRO, Joana Maria; VERAS, Elias Ferreira. Os silêncios de Clio: escrita da história e (in) visibilidade das homossexualidades no Brasil. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis,  v. 6, n. 13, p. 90-109, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180306132014090. Acesso em: 15 mar. 2024.

 

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 77-99, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 15 mar. 2024.