CRÍTICOS CAMINHOS EM “O VELHO CURTUME DO BAIRRO”, DE MÁRCIO SOUZA
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v13i3.1690Palavras-chave:
Caminhos críticos, Ensino de Literatura, Literatura e Realidade, Márcio SouzaResumo
Neste artigo, é sugerido um exercício de leitura, discussão e análise tendo como objeto de estudo o conto “O velho curtume do bairro”, parte integrante do livro A caligrafia de Deus, do escritor manauara Márcio Souza, publicado em 1994. Baseada nas habilidades do componente curricular Língua Portuguesa – Ensino Médio –, previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (Brasil, 2018), a atividade proposta é dividida em três etapas, quais sejam: i) pré-leitura; ii) leitura e discussão do texto; iii) diálogos com o viver. Para tanto, o estudo evidencia alguns problemas enfrentados nas aulas de literaturas na educação básica, bem como a necessidade de estabelecimento de caminhos críticos e transformadores, estando o literário, por sua vez, indissociável da vida das pessoas. De cunho qualitativo, este artigo tem por aporte teórico as contribuições de Amorim et al (2022); Cosson (2022); Coutinho (2015); Hardman (2009); Mollica et al (2020); Soares (2023); Soares Filho (2022); Street (2014).
Referências
AMORIM, Marcel Alvaro de; DOMINGUES, Diego; KLAYN, Débora Ventura; SILVA, Tiago Cavalcante da. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.
COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2. ed. Petrópolis: Vozes: 2015.
HARDMAN, Francisco Foot. Manaus de memória: cinco elegias para uma cidade desaparecida. In: SOUZA, Márcio. A caligrafia de Deus. São Paulo: Lazuli Editora, 2009, p. 5-12. (Coleção Toque de Letra).
MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto: porque a manhã vai chegar. 24. ed. São Paulo: Global, 2017.
MOLLICA, Maria Cecília; BATISTA, Hadinei Ribeiro; QUADRIO, Andreia Cardozo; FONSECA, Mariana Fernandes. Do analfabetismo à violência: contribuições da Ciência das Linguagens. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. (Coleção Linguagem & Educação).
SOARES FILHO, Antonio Coutinho. Linhas errantes em A caligrafia de Deus, de Márcio Souza. FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, São Paulo, v. 28, p. 50–63, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p50-63. Acesso em: 20 dez 2023.
SOUZA, Márcio. A caligrafia de Deus. São Paulo: Lazuli Editora, 2009. (Coleção Toque de Letra).
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Júlio Lopes Cruz, Gilberto Freire de Santana, Maria da Guia Taveiro Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.