CRÍTICOS CAMINHOS EM “O VELHO CURTUME DO BAIRRO”, DE MÁRCIO SOUZA

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i3.1690

Palabras clave:

Caminhos críticos, Ensino de Literatura, Literatura e Realidade, Márcio Souza

Resumen

Neste artigo, é sugerido um exercício de leitura, discussão e análise tendo como objeto de estudo o conto “O velho curtume do bairro”, parte integrante do livro A caligrafia de Deus, do escritor manauara Márcio Souza, publicado em 1994. Baseada nas habilidades do componente curricular Língua Portuguesa – Ensino Médio –, previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (Brasil, 2018), a atividade proposta é dividida em três etapas, quais sejam: i) pré-leitura; ii) leitura e discussão do texto; iii) diálogos com o viver. Para tanto, o estudo evidencia alguns problemas enfrentados nas aulas de literaturas na educação básica, bem como a necessidade de estabelecimento de caminhos críticos e transformadores, estando o literário, por sua vez, indissociável da vida das pessoas. De cunho qualitativo, este artigo tem por aporte teórico as contribuições de Amorim et al (2022); Cosson (2022); Coutinho (2015); Hardman (2009); Mollica et al (2020); Soares (2023); Soares Filho (2022); Street (2014).

Biografía del autor/a

Júlio Lopes Cruz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Júlio Lopes Cruz é mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na linha de pesquisa "Literatura, diálogos e saberes". Graduado em   Letras Português e Inglês, pela   Universidade   Estadual   da   Região   Tocantina do Maranhão (2022). E-mail: juliocruz.201748577@uemasul.edu.br; ORCID    iD: https://orcid.org/0000-0002-5982-0367.

Gilberto Freire de Santana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Gilberto Freire de Santana é professor Adjunto IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), coordenador e professor permanente do Curso de Mestrado em Letras da UEMASUL, docente permanente do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  Doutorado em Letras, Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Letras, Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduado em Comunicação Social -Jornalismo, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1981). E-mail: gilbertosantana@uemasul.edu.br; ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3018-3018.

Maria da Guia Taveiro Silva , Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Maria da Guia Taveiro Silva é professora adjunto IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Tem formação em Letras Português e Inglês, pela Universidade Estadual do Maranhão (1988) e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão (2001).  É mestre em Educação (2007), pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Linguística (2012), pela mesma Universidade.  Fez estágio de doutorado, financiado pela CAPES, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), USA, (2010-11).E-mail: maria.silva@uemasul.edu.br; ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-6520-1845.

Citas

AMORIM, Marcel Alvaro de; DOMINGUES, Diego; KLAYN, Débora Ventura; SILVA, Tiago Cavalcante da. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.

COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2. ed. Petrópolis: Vozes: 2015.

HARDMAN, Francisco Foot. Manaus de memória: cinco elegias para uma cidade desaparecida. In: SOUZA, Márcio. A caligrafia de Deus. São Paulo: Lazuli Editora, 2009, p. 5-12. (Coleção Toque de Letra).

MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto: porque a manhã vai chegar. 24. ed. São Paulo: Global, 2017.

MOLLICA, Maria Cecília; BATISTA, Hadinei Ribeiro; QUADRIO, Andreia Cardozo; FONSECA, Mariana Fernandes. Do analfabetismo à violência: contribuições da Ciência das Linguagens. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. (Coleção Linguagem & Educação).

SOARES FILHO, Antonio Coutinho. Linhas errantes em A caligrafia de Deus, de Márcio Souza. FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, São Paulo, v. 28, p. 50–63, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p50-63. Acesso em: 20 dez 2023.

SOUZA, Márcio. A caligrafia de Deus. São Paulo: Lazuli Editora, 2009. (Coleção Toque de Letra).

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014.

Publicado

2025-07-25

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários