DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA AMBULATÓRIO DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERPIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
Estomaterapia. Assistência à Saúde. COVID-19.Resumo
Relatar a vivência dos bolsistas do Programa Ambulatório de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Regional do Cariri, diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia do Coronavírus Disease 2019 (COVID-19). A bolsa teve início e finalização em março e dezembro, respectivamente; totalizando 10 meses. Diante dos decretos das instâncias superiores, o Ambulatório de Enfermagem em Estomaterapia teve suas atividades presenciais suspensas, dando início aos trabalhos inteiramente por via remota. O ambulatório é uma iniciativa social, direcionada para pessoas com feridas, estomias, incontinências e cuidados podiátricos. O funcionamento é integral, de segunda a sábado, com +/- 10 atendimentos ao dia. Com a pandemia do COVID-19 os atendimentos foram suspensos, a fim de garantir a integralidade de pacientes, profissionais e acadêmicos que atuam de maneira voluntária no serviço. Apesar de ser uma medida indispensável, sabe-se da dificuldade dos pacientes em se manterem carentes da assistência especializada durante o período de quase 1 ano. Dificuldades estas que também foram sentidas pela equipe assistencial, uma vez que as atividades remotas precisaram ser incorporadas, uma vivência até então quase inexistente. Apesar de ser uma nova realidade, pôde-se notar satisfatório desempenho dos bolsistas principalmente no quesito de desenvolvimento de pesquisas, publicadas como artigos, capítulos ou resumos para eventos. As inúmeras dificuldades impactam pacientes, bolsistas e demais colaboradores. Com os empecilhos, os bolsistas se viram diante da possibilidade de maior contribuição com a literatura científica, além de buscarem atualizações e atuarem no desenvolvimento de estratégias para melhor atender aos pacientes no retorno às atividades presenciais.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA. Estomaterapia - Histórico. 2016.
Disponível em: http://www.sobest.org.br/texto/6. Acesso em: 10 jan. 2020
Revista de Extensão (REVEXT)/ Pró – Reitoria de Extensão (PROEX) / Universidade Regional do Cariri – URCA - Crato-Ceará | v.2 |
n.1 | p. 71 - 77 | out-dez | 2021.
CASTAMAN, AS; RODRIGUES, RA. Educação a Distância na crise COVID-19: um relato
de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e180963699-e180963699,