SALA DE ESPERA: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBULATÓRIO DE ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Autores

  • Luis Rafael Leite Sampaio
  • Cicera Clareliz Gomes Alves

Palavras-chave:

Educação em saúde- Health Education. Autocuidado- Self Care. Sala de Espera- Waiting room

Resumo

Identificar e desenvolver estratégias para a implementação da sala de espera no ambulatório de enfermagem em estomaterapia da Universidade Regional do Cariri. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido no ambulatório de enfermagem em estomaterapia da URCA com a finalidade de implementar a sala de espera para acolhimento grupal. Para  elencar as estratégias foi realizado levantamento literário através das bases de dados SCIELO, BDENF, MEDLINE no período de fevereiro de 2019 à março de 2020 e realizou-se teste piloto para avaliar a qualidade metodológica, assim foram realizados 36 testes piloto. Os resultados encontrados sobre as estratégias para implementação da sala de espera no ambulatório de enfermagem em estomaterapia possibilitaram o entendimento necessário acerca das metodologias educacionais efetivas para implementação da sala de espera com a finalidade de aproximar os profissionais e usuários do serviço de saúde.

Referências

BOMFIM, Eliane. Atuação do Enfermeiro acerca das práticas educativas na Estratégia

de Saúde da Família. Rev. enferm. UFPE on line, v. 11, n. supl. 3, p. 1398-1402, 2017.

FRIZON, G et al. Familiares na sala de espera de uma unidade de terapia intensiva:

sentimentos revelados. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, n. 1, p. 72, 2011.

MENEZES, L et al. Pesquisa ação: práticas de autocuidado das pessoas com pé diabético.

Rev. enferm. UFPE on line, v. 11, n. supl. 9, p. 3558- 3566, 2017.

NEGRÃO, Patrícia et al. The waiting room: potential for people with arterial

hypertension to learn. Rev Bras Enferm, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-

-0696

POLETTO, Maria. Educação em saúde na sala de espera: cuidados e ações à criança que

vive com HIV/aids. Escola Anna Nery, v. 19, n. 4, p. 641-647, 2015.

MELO, Juliana; FARINHA, Marciana; ESPERIDIÃO, Elizabeth. Enfermagem em Saúde

Mental: intervenção em sala de espera na assistência integral à saúde. Rev Bras Enferm,

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0886

REIS, Francine. Educação em saúde na sala de espera – relato de experiência. Rev Med

Minas Gerais, 2014. DOI: 10.5935/2238-3182.2014S004

Revista de Extensão (REVEXT)/ Pró – Reitoria de Extensão (PROEX) / Universidade Regional do Cariri – URCA - Crato-Ceará | v.2 |

n.1 | p. 157 - 162 | out-dez | 2021.

SOUZA, Débora et al. Sala de Espera para Gestantes: uma Estratégia de Educação em

Saúde. 2012, Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 62 – 67, novembro 2010.

TEIXEIRA, Enéas; COUTINHO, Raquel. O grupo em sala de espera: território de

práticas e representações em saúde. 2006, Revista enferm. vol.15 Florianópolis, 2006.

https://doi.org/10.1590/S0104-07072006000200017

Downloads

Publicado

2021-10-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)