PROJETO DE EXTENSÃO MAIS CHÁ, POR FAVOR: FOCO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA
Palavras-chave:
Práticas Alternativas e Complementares. Extensão Universitária. Pandemias.Resumo
Relatar as atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão “Mais Chá, por favor!” durante a suspensão das atividades presenciais em decorrência da Pandemia por COVID-19. Relato de experiência, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado entre os meses de outubro a dezembro de 2020. A análise descritiva do relato ocorreu mediante consulta aos relatórios do projeto e às gravações das reuniões do grupo. Foi necessário reorientar todo o cronograma do Mais Chá, considerando que as atividades (oficinas, implantação das hortas e orientações) ocorreriam in loco. Para essa restruturação, foi determinada que a frente de ações das atividades do grupo seria na formulação e na divulgação de material educativo/instrucional. Foram adotados quatro passos principais: 1) reformulação das redes sociais; 2) ampliação do número de seguidores; 3) construção de calendário de lives e 4) Organização temática dos posts, com postagens iniciais focando na exposição das Fake News largamente difundidas entre a população local, fornecendo esclarecimentos e desmistificando o uso de plantas medicinais para COVID-19. Acreditamos que o Mais Chá se manteve fiel a proposta de democratizar o acesso ao conhecimento sobre o uso e o preparo dos chás com propriedades medicinais, atuando ainda na exposição das Fake News frente à Pandemia e na produção acadêmica para divulgação de possibilidades extensionistas para além do campo presencial.
Referências
GALHARDI, C. P. et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da
Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 2, p. 4201-
, 2020.
GUSSO, H. L. et al. Ensino Superior em tempos de Pandemia: diretrizes à gestão
universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e238957, 2020.
OPAS. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Disponível
PORTO JUNIOR, F. G. R.; BURGINSKI, V. M. Extensão Universitária e Pandemia da
COVID-19: olhares sobre as diversas construções e fazeres. Capim Dourado: Diálogos Em
Extensão, Palmas, v. 3, n. 2, p. 12-21, 2020.
VASCONCELLOS-SILVA, P. R; CASTIEL, L. D. COVID-19, as fake news e o sono da
razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas.
Cadernos de Saúde Pública [online], Rio de Janeiro, v. 36, n. 7, e00101920, 2020.
YABRUDE, A. T. Z. et al. Desafios das Fake News com Idosos durante Infodemia sobre
Covid-19: Experiência de Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação
Médica, Brasília, v. 44, supl. 1, e140, 2020.