ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Grayce Alencar Albuquerque
  • Héryka Laura Calú Alves
  • Carla Andréa Silva Souza
  • Gledson Micael da Silva Leite
  • João Cruz Neto
  • Lara Pereira Leite
  • Letícia Moraes Leite Pinheiro
  • Maria Lucilândia de Sousa
  • Mariane Ribeiro Lopes
  • Nadilânia Oliveira da Silva
  • Maria Izadora Oliveira
  • Raquel Linhares Sampaio
  • Suzete Gonçalves Caçula
  • Vaneska Hellen Campos Araruna

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial – PET. COVID-19. Ações de extensão.

Resumo

Este estudo objetivou relatar a experiência do desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão por bolsistas do Programa de Educação Tutorial em Enfermagem durante as adversidades impostas pela pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas pelo PET Enfermagem URCA durante a pandemia, entre os meses de abril e novembro de 2020. A pandemia COVID-19 proporcionou a abertura do cenário virtual como forma de veicular as atividades extensionistas e de pesquisa com foco na capacitação, cuidados com a saúde e discussão por meio de plataformas virtuais, necessárias para a continuidade das atividades acadêmicas. Assim, o PET Enfermagem continuou desenvolvendo suas ações de forma remota, somando 14 atividades, que podem ser divididas em três categorias: i) atividades para a comunidade, ii) atividades para profissionais e acadêmicos da saúde e iii) pesquisas afins à COVID-19. A realização das atividades possibilitou ampliação do conhecimento e das formas de ensino, proporcionando novas vivências e experiências pelos bolsistas. Apesar das restrições impostas pela pandemia, as atividades extensionistas e de pesquisa devem permanecer, uma vez que podem contribuir para uma sociedade mais equânime.

Referências

BARBALHO, T. Retomada da Extensão Universitária no contexto pós pandemia.

Disponível em: <https://tinyurl.com/y42uzxt5>. Acesso em: 29 nov. 020.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual de Orientações – PET. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-

manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192>.

Acesso em: 15 nov. 2020.

CAPONI, S. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos

Avançados, [S.L.], v. 34, n. 99, p. 209-224, ago. 2020. Fap UNIFESP (SciELO).

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. O Quadrilátero da Formação para a Área da

Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de

Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41- 65, 2004.

GALLASCH, C. H; CUNHA, M. L; PEREIRA, L. A. S; SILVA-JUNIOR, J. S. Prevention

related to the occupational exposure of health professionals workers in the COVID-19

scenario. Revista Enfermagem Uerj, v. 28, n. 1, p. 1-6, 2 abr. 2020.

MAIA, B. R; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o

impacto da covid-19. Estud. Psicol. (Campinas), Campinas, v. 37, n. 1, p. 1-8, 2020.

MARQUES, G. E. C. A Extensão Universitária no Cenário Atual da Pandemia do COVID-19.

Revista Práticas em Extensão, v. 04, n. 01, p. 42-43, 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)