A CONSTRUÇÃO DO OLHAR E A RENOVAÇÃO DOS MODOS DE VER A XILOGRAVURA DE CORDEL

Autores

  • Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Arte popular, xilogravura, cultura visual, musealização

Resumo

O artigo discorre sobre alguns resultados da tese de doutoramento intitulada “Do Cariri para o mundo: a musealização da xilogravura do cordel e os sentidos da arte popular no Brasil (1955­1965)”, apresentada junto ao programa de Pós­Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense UFF – Doutorado Interinstitucional ­ DINTER mantido mediante convênio entre a UFF e a Universidade Regional do Cariri URCA. Trata do percurso de valorização da xilogravura popular e seu reconhecimento enquanto arte a partir da coleção de xilogravuras do Museu de Arte da Universidade do Ceará, inaugurado em 1961. O estudo insere­se no âmbito da História Cultural e está fundamentado no conceito de Cultura Visual, por meio do qual ­ aborda a xilogravura como artefato que ganha significado por sua inserção e participação num contexto de relações sociais e no conceito de Musealização, que ­ permite entender a construção de sentidos e renovação dos modos de ver a xilogravura ­, nos remetendo para um conjunto de indagações pouco exploradas na produção historiográfica da região do Cariri.

Biografia do Autor

Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, Universidade Regional do Cariri

Professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri; Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará; Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2022-08-01