A CONSTRUÇÃO DO OLHAR E A RENOVAÇÃO DOS MODOS DE VER A XILOGRAVURA DE CORDEL

Autores/as

  • Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra Universidade Regional do Cariri

Palabras clave:

Arte popular, xilogravura, cultura visual, musealização

Resumen

O artigo discorre sobre alguns resultados da tese de doutoramento intitulada “Do Cariri para o mundo: a musealização da xilogravura do cordel e os sentidos da arte popular no Brasil (1955­1965)”, apresentada junto ao programa de Pós­Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense UFF – Doutorado Interinstitucional ­ DINTER mantido mediante convênio entre a UFF e a Universidade Regional do Cariri URCA. Trata do percurso de valorização da xilogravura popular e seu reconhecimento enquanto arte a partir da coleção de xilogravuras do Museu de Arte da Universidade do Ceará, inaugurado em 1961. O estudo insere­se no âmbito da História Cultural e está fundamentado no conceito de Cultura Visual, por meio do qual ­ aborda a xilogravura como artefato que ganha significado por sua inserção e participação num contexto de relações sociais e no conceito de Musealização, que ­ permite entender a construção de sentidos e renovação dos modos de ver a xilogravura ­, nos remetendo para um conjunto de indagações pouco exploradas na produção historiográfica da região do Cariri.

Biografía del autor/a

Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, Universidade Regional do Cariri

Professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri; Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará; Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2022-08-01