A CONSTRUÇÃO DO OLHAR E A RENOVAÇÃO DOS MODOS DE VER A XILOGRAVURA DE CORDEL
Palabras clave:
Arte popular, xilogravura, cultura visual, musealizaçãoResumen
O artigo discorre sobre alguns resultados da tese de doutoramento intitulada “Do Cariri para o mundo: a musealização da xilogravura do cordel e os sentidos da arte popular no Brasil (19551965)”, apresentada junto ao programa de PósGraduação em História Social da Universidade Federal Fluminense UFF – Doutorado Interinstitucional DINTER mantido mediante convênio entre a UFF e a Universidade Regional do Cariri URCA. Trata do percurso de valorização da xilogravura popular e seu reconhecimento enquanto arte a partir da coleção de xilogravuras do Museu de Arte da Universidade do Ceará, inaugurado em 1961. O estudo inserese no âmbito da História Cultural e está fundamentado no conceito de Cultura Visual, por meio do qual aborda a xilogravura como artefato que ganha significado por sua inserção e participação num contexto de relações sociais e no conceito de Musealização, que permite entender a construção de sentidos e renovação dos modos de ver a xilogravura , nos remetendo para um conjunto de indagações pouco exploradas na produção historiográfica da região do Cariri.