Do cinema ao audiolivro: compartilhando recursos de mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1501

Palavras-chave:

Cinema, Audiolivro, Música, Efeitos sonoros, Semiótica, Intermidialidade

Resumo

Este ensaio faz parte de um projeto de pesquisa que busca analisar, com base na Intermidialidade, as fronteiras entre produtos de mídia sonoros, como audiolivros e podcasts de ficção. Uma das conclusões deste projeto mais amplo está na maneira como esses produtos utilizam recursos cinematográficos para criar o que podemos entender como imersão na diegese narrativa. Neste ensaio, demonstramos como o cinema, como um tipo de mídia multimodal, torna-se fundamental na construção de elementos para audiolivros de ficção, como músicas e efeitos sonoros, assim como a performance sonora, uma característica que, juntamente com o ritmo, é a mais antiga na história literária. Utilizando o modelo de Lars Elleström em As Modalidades da Mídia II (2020) e analisando diferentes audiolivros, estabelecemos algumas categorias. Para as músicas: icônicas, com base na semelhança com elementos não musicais (Mickey Mousing); simbólicas, nas convenções de ritmo e outros elementos musicais; e indexicais, que se referem à manifestação de tempo, localização geográfica ou grupo social específico. Os efeitos sonoros são distinguíveis em sons ilustrativos (para ilustrar ações), sons indicativos (para criar atmosfera) e sons descritivos (por convenção). A metodologia é comparativa, buscando semelhanças e diferenças entre esses produtos de mídia sonoros. Nossa intenção é expandir o modelo de Elleström para que ele possa sustentar a compreensão desses tipos de mídia qualificados, novos e não tão novos. Além das teorias de Elleström, também incorporamos aquelas de Agnes Petho, Jorgen Bruhn e André Bazin.

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II. Durante o segundo semestre de 2023 realizou o doutorado-sanduíche no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (COS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com co-orientação da Prof. Dra. Lucia Santaella.

Ana Cláudia Munari Domingos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutora na mesma área e pela mesma instituição (2011), com pós-doutorado pela Linnaeus University da Suécia (2018-2019). Atualmente é professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atuando como professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras, nas linhas de pesquisa Estudos literários e midiáticos e Estudos de mediação em leitura. Dentre suas publicações estão o livro Hiperleitura e escrileitura: convergência digital, Harry Potter, cultura de fã (Edipucrs, 2017) e a organização de Midialidade: ensaios sobre Comunicação, Intermidialidade e Semiótica (Edipucrs, 2017).

Referências

ARVIDSON, Mats et al. Intermedial combinations. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate (Org.). Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.

BAZIN, André. What is cinema?, vol. 1. University of California Press, 2005.

BRUHN, Jørgen Bruhn; Gjelsvik, Anne. Cinema between media: an Intermediality approach. Edinburgh: University Press, 2018.

BRUHN, Jørgen Bruhn; Schirrmacher, Beate. Intermedial studies. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate (Org.). Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.

CHION, Michel. Music in cinema. Nova York: Columbia University Press, 2021.

ELLESTRÖM, Lars. Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Ana Cláudia Munari Domingos, Ana Paula Klauck, Glória Maria Guiné de Melo (Org.). Porto Alegre : EDIPUCRS, 2017.

ELLESTRÖM, Lars. Beyond Media Borders, vol. 1: Intermedial Relations among Multimodal Media. London: Palgrave McMillan, 2021.

GENETTE, Gerard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.

JENSEN, Signe Kjær; Knust, Martin. Media and modalities – Music. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate (Org.). Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.

JENSEN, Signe Kjær; Salmose, Niklas. Media and modalities – Film. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate (Org.). Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.

KULEZIC-WILSON, Danijela. Sound design is the new score: Theory, aesthetics, and erotics of the integrated soundtrack. New York: Oxford University Press, 2020.

MARTINEZ, José Luiz. Música & semiótica: um estudo sobre a questão da representação na linguagem musical, 1991. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1991.

PETHÖ, Ágnes. Cinema and Intermediality. The Passion for the In-Between (Second, Enlarged Edition). Cambridge Scholars Publishing, 2020.

RUBERY, Matthew. The Untold Story of the Talking Book. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2016.

THOMPSON, John B. As guerras do livro: a revolução digital no universo editorial. Translated by Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

Audiolivros citados

Alice in Wonderland. Narradores: elenco completo. Publisher: Blackstone Audio, 2015.

Arabian Nights: Volume 1. Narradores: elenco completo. Publisher: Audible Originals, 2018.

William Shakespeare’s Star Wars: book 4. Narradores: Daniel Davis, Jonathan Davis, Ian Doescher, January LaVoy, Marc Thompson. Publisher: Random House Audio, 2014.

The Wonderful Wizard of Oz: book 1. Narradores: elenco completo. Publisher: Audible Originals, 2020.

Alien III. Narradores: Tom Alexander, Barbara Barnes, Michael Biehn, Lance Henriksen, Lorelei King, Laurel Lefkow e Keith Wickham. Publisher: Audible Originals, 2019.

The Sandman: Act I. Narradores: elenco completo. Publisher: Audible Originals, 2020.

Filmes citados

Showboat. Dirigido por George Sidney, MGM, 1929.

Quadrinhos citados

GAIMAN, Neil. Sandman: more than rubies. DC Comics/Vertigo, 1989.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Traduções