Do cinema ao audiolivro: compartilhando recursos de mídia
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1501Palabras clave:
Cinema, Audiolivro, Música, Efeitos sonoros, Semiótica, IntermidialidadeResumen
Este ensaio faz parte de um projeto de pesquisa que busca analisar, com base na Intermidialidade, as fronteiras entre produtos de mídia sonoros, como audiolivros e podcasts de ficção. Uma das conclusões deste projeto mais amplo está na maneira como esses produtos utilizam recursos cinematográficos para criar o que podemos entender como imersão na diegese narrativa. Neste ensaio, demonstramos como o cinema, como um tipo de mídia multimodal, torna-se fundamental na construção de elementos para audiolivros de ficção, como músicas e efeitos sonoros, assim como a performance sonora, uma característica que, juntamente com o ritmo, é a mais antiga na história literária. Utilizando o modelo de Lars Elleström em As Modalidades da Mídia II (2020) e analisando diferentes audiolivros, estabelecemos algumas categorias. Para as músicas: icônicas, com base na semelhança com elementos não musicais (Mickey Mousing); simbólicas, nas convenções de ritmo e outros elementos musicais; e indexicais, que se referem à manifestação de tempo, localização geográfica ou grupo social específico. Os efeitos sonoros são distinguíveis em sons ilustrativos (para ilustrar ações), sons indicativos (para criar atmosfera) e sons descritivos (por convenção). A metodologia é comparativa, buscando semelhanças e diferenças entre esses produtos de mídia sonoros. Nossa intenção é expandir o modelo de Elleström para que ele possa sustentar a compreensão desses tipos de mídia qualificados, novos e não tão novos. Além das teorias de Elleström, também incorporamos aquelas de Agnes Petho, Jorgen Bruhn e André Bazin.
Citas
ARVIDSON, Mats et al. Intermedial combinations. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate (Org.). Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.
BAZIN, André. What is cinema?, vol. 1. University of California Press, 2005.
BRUHN, Jørgen Bruhn; Gjelsvik, Anne. Cinema between media: an Intermediality approach. Edinburgh: University Press, 2018.
BRUHN, Jørgen Bruhn; Schirrmacher, Beate. Intermedial studies. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate (Org.). Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.
CHION, Michel. Music in cinema. Nova York: Columbia University Press, 2021.
ELLESTRÖM, Lars. Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Ana Cláudia Munari Domingos, Ana Paula Klauck, Glória Maria Guiné de Melo (Org.). Porto Alegre : EDIPUCRS, 2017.
ELLESTRÖM, Lars. Beyond Media Borders, vol. 1: Intermedial Relations among Multimodal Media. London: Palgrave McMillan, 2021.
GENETTE, Gerard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.
JENSEN, Signe Kjær; Knust, Martin. Media and modalities – Music. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate (Org.). Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.
JENSEN, Signe Kjær; Salmose, Niklas. Media and modalities – Film. In: BRUHN, Jørgen Bruhn; SCHIRRMACHER, Beate (Org.). Intermedial studies: an introduction to meaning across media. New York: Routledge, 2022.
KULEZIC-WILSON, Danijela. Sound design is the new score: Theory, aesthetics, and erotics of the integrated soundtrack. New York: Oxford University Press, 2020.
MARTINEZ, José Luiz. Música & semiótica: um estudo sobre a questão da representação na linguagem musical, 1991. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1991.
PETHÖ, Ágnes. Cinema and Intermediality. The Passion for the In-Between (Second, Enlarged Edition). Cambridge Scholars Publishing, 2020.
RUBERY, Matthew. The Untold Story of the Talking Book. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2016.
THOMPSON, John B. As guerras do livro: a revolução digital no universo editorial. Translated by Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
Audiolivros citados
Alice in Wonderland. Narradores: elenco completo. Publisher: Blackstone Audio, 2015.
Arabian Nights: Volume 1. Narradores: elenco completo. Publisher: Audible Originals, 2018.
William Shakespeare’s Star Wars: book 4. Narradores: Daniel Davis, Jonathan Davis, Ian Doescher, January LaVoy, Marc Thompson. Publisher: Random House Audio, 2014.
The Wonderful Wizard of Oz: book 1. Narradores: elenco completo. Publisher: Audible Originals, 2020.
Alien III. Narradores: Tom Alexander, Barbara Barnes, Michael Biehn, Lance Henriksen, Lorelei King, Laurel Lefkow e Keith Wickham. Publisher: Audible Originals, 2019.
The Sandman: Act I. Narradores: elenco completo. Publisher: Audible Originals, 2020.
Filmes citados
Showboat. Dirigido por George Sidney, MGM, 1929.
Quadrinhos citados
GAIMAN, Neil. Sandman: more than rubies. DC Comics/Vertigo, 1989.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jaimeson Machado Garcia, Ana Cláudia Munari Domingos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor pertenecen a los autores del texto.