Teletandem literário/URCA: uma proposta de intercâmbio virtual com ênfase em experiências literárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1360

Palavras-chave:

Teletandem Literário, Ensino-aprendizagem de língua estrangeira, Intercâmbio virtual, Teletandem-URCA

Resumo

O presente artigo visa apresentar as análises preliminares de uma pesquisa sobre Teletandem Literário (TTD-L) na Universidade Regional do Cariri (URCA). O TTD-L na URCA é um projeto piloto desenvolvido em parceria com as universidades de John Hopkins e de Georgetown durante os anos de 2021 e 2022. A pesquisa se divide em uma análise qualitativa de segmentos de áudio de uma sessão de mediação com interagentes e de uma análise quantitativa focada nos resultados de um questionário aplicado aos parceiros brasileiros. A partir destas análises, embasadas no aporte teórico socioconstrutivista, segundo proposto em Telles (2006), Salomão (2020), Ramos e Carvalho (2020), a pesquisa encontrou os seguintes resultados: a) dificuldades dos interagentes em lidar com o texto literário, b) ruptura das interações no contexto pandêmico, e c) potencial dos objetos literários como artefatos linguísticos e culturais na interação em TTD-L. Destarte, cabe ressaltar que este estudo traz indícios favoráveis à oferta de contextos tecnologicamente mediados para a fruição e para o estudo sistemático da literatura em língua materna e línguas adicionais.

Biografia do Autor

Guilherme Mariano Martins da Silva, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Teoria da Literatura pela Unesp de São José do Rio Preto, instituição na qual realizou toda a sua formação acadêmica superior. Atualmente leciona literatura norte americana e língua inglesa na Universidade Regional do Cariri (URCA), sendo professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma IES.Como membro do grupo de pesquisa NETLLI, suas pesquisas atuais estão voltadas para as relações de homologia estrutural entre o romance e outras artes, metaficção e metanarração, assim como para as questões de ensino-aprendizagem e internacionalização em casa nas interações de Teletandem.

Ludmila Belotti Andreu Funo, Universidade Estadual Paulista

Doutora pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos com ênfase em Linguística Aplicada (Unesp/ IBILCE, campus de São José do Rio Preto, 2015), mestre em Estudos Linguísticos com ênfase em Linguística Aplicada (Unesp/ IBILCE, campus de São José do Rio Preto, 2011) e graduada em Licenciatura em Letras pela Unesp/ IBILCE, campus de São José do Rio Preto (2002). Atualmente, é pesquisadora vinculada ao projeto Teletandem e Transculturalidade (CLDP, UNESP/ FCL, campus de Assis) e ao projeto Teletandem URCA, URCA, campus de CRATO/ CE, estando também vinculada aos projetos de internacionalização dessa universidade cearense desde 2019, sob a supervisão do professor Dr. Guilherme Mariano Martins da Silva.

Darley Pereira da Silva, Universidade Regional do Cariri

Aluno da graduação em Letras – Português na Universidade Regional do Cariri (URCA).

Referências

ARANHA, Solange; TELLES, João. Antonio. Os gêneros e o projeto Teletandem Brasil: relação entre compartilhamento e sucesso interacional. In: VI SIGET. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. ANAIS do VI SIGET, 2011.

BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 1, p. 205-231, jul./dez. 2003.

BONINI, Adair. Em busca de um modelo integrado para os gêneros do jornal. In: CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P. (Org.). Gêneros textuais e referenciação. Fortaleza: Protexto-UFC, 2004.

BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. (Ed.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p. 47-60.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

DE WIT, Hans. Misconceptions about (the end of) Internationalization, the current state of play. In: JONES, Elspeth et al. Global and Local Internationalization. Rotterdam: Sense Publishers, 2016. p. 15-20.

FUNO, Ludmila Belotti Andreu; SILVA, Guilherme Mariano Martins; MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes. Teletandem e internacionalização na Universidade Regional do Cariri (URCA). In: SOUZA, Fábio M. de; CARVALHO, Kelly C. H. P. de; MESSIAS, Rozana A. L. (Org.). Telecolaboração, ensino de línguas e formação de professores: demandas do século XXI. São Paulo; Campina Grande: Mentes Abertas; EdUEPB, 2020, v. 1. p. 17-42

LOPES, Luís Paulo da Moita. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA, v. 10, n. 2, 2019a. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412. Acesso em 20 ago. 2022

LOPES, Queila Barbosa. MulTeC: A construção de um corpus multimodal em teletandem. Tese de doutorado. UNESP. São José do Rio Preto, 2019b. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/181353/lopes_qb_dr_sjrp_int.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 20 ago. 2022.

LEVY, Mike. 2011. Culture, Culture Learning and New Technologies: Towards a pedagogical framework. Language Learning & Technology, v. 11, n. 2, p. 104-127, jun. 2007.

O’DOWD, Robert. From telecollaboration to virtual Exchange: state of the art and the role of collaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchanges, 1 (1), p. 1-23, 2018.

RAMOS, Karin Adriane Henschel Pobbe; CARVALHO, Kelly Cristiane Henschel Pobbe Literatura em contexto de telecolaboração: uma experiência inicial. In: SOUZA, F. M. CARVALHO, K. C. H. P; MESSIAS, R. A. L. (Org.) Telecolaboração, ensino de línguas e formação de professores: demandas do século XXI. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EdUEPB, 2020. p. 129-149

SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. Novos contextos de telecolaboração: perspectivas e desafios para a formação de professores. In: SOUZA, F. M. CARVALHO, K. C. H. P; e, MESSIAS, R. A. L. (ORGs) Telecolaboração, ensino de línguas e formação de professores: demandas do século XXI. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EdUEPB, 2020. p. 59-82

SANTOS, Ana Cristina. A literatura no ensino de línguas estrangeiras. Revista Línguas & Ensino, Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, Ano I, vol. 1, , p. 40-59, 2015.

TELLES, João. Antonio. Projeto Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos - Ensinando e Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem via MSN Messenger. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP, 2006

TELLES, João. Antonio; ZAKIR, Maisa de Alcântara; FUNO, Ludmila Belotti Andreu. Teletandem e episódios relacionados a cultura. D.E.L.T.A., 31-2, p. 359-389, 2015.

VASSALLO, Maria Luisa; TELLES, João. Antonio. Foreign Language Learning in-tandem: theoretical principals and research perspectives. The specialist, v. 27, n. 1, p. 83-118, 2006

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WELSCH, Wolfgang. Transculturality – the puzzling form of cultures today. In: FEATHERSTONE, Michael; LASH, Scott (Ed.). Spaces of Culture: City, Nation, World. London: Sage, 1999. p. 194-213.

ZAKIR, Maísa de Alcantâra; FUNO, Ludmila Belotti Andreu; TELLES, João Antonio. Focusing on culture-related episodes in a teletandem interaction between a Brazilian and an American student. Innovation in Language Learning and Teaching, v. 10, n. 1, p. 21-33, 2016.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários