Teletandem literário/URCA: uma proposta de intercâmbio virtual com ênfase em experiências literárias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1360

Palabras clave:

Teletándem literario. Enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras. Intercambio virtual. Teletándem-URCA.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar los análisis preliminares de una investigación sobre Teletándem Literario (TTD-L) en la Universidad Regional de Cariri (URCA). El TTD-L en URCA es un proyecto piloto desarrollado en colaboración con las universidades John Hopkins y Georgetown durante los años 2021 y 2022. La investigación se divide en un análisis cualitativo de segmentos de audio de una sesión de mediación con interactianos y un análisis cuantitativo centrado en los resultados de un cuestionario aplicado a socios brasileños. A partir de estos análisis, basados en la contribución teórica de Vygotsky, Telles, Salomão, Ramos y Carvalho, la investigación encontró los siguientes resultados: a) dificultades de los interactores en el tratamiento del texto literario, b) ruptura de las interacciones en el contexto pandémico, y c) potencial de la

Biografía del autor/a

Guilherme Mariano Martins da Silva, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Teoria da Literatura pela Unesp de São José do Rio Preto, instituição na qual realizou toda a sua formação acadêmica superior. Atualmente leciona literatura norte americana e língua inglesa na Universidade Regional do Cariri (URCA), sendo professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma IES.Como membro do grupo de pesquisa NETLLI, suas pesquisas atuais estão voltadas para as relações de homologia estrutural entre o romance e outras artes, metaficção e metanarração, assim como para as questões de ensino-aprendizagem e internacionalização em casa nas interações de Teletandem.

Ludmila Belotti Andreu Funo, Universidade Estadual Paulista

Doutora pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos com ênfase em Linguística Aplicada (Unesp/ IBILCE, campus de São José do Rio Preto, 2015), mestre em Estudos Linguísticos com ênfase em Linguística Aplicada (Unesp/ IBILCE, campus de São José do Rio Preto, 2011) e graduada em Licenciatura em Letras pela Unesp/ IBILCE, campus de São José do Rio Preto (2002). Atualmente, é pesquisadora vinculada ao projeto Teletandem e Transculturalidade (CLDP, UNESP/ FCL, campus de Assis) e ao projeto Teletandem URCA, URCA, campus de CRATO/ CE, estando também vinculada aos projetos de internacionalização dessa universidade cearense desde 2019, sob a supervisão do professor Dr. Guilherme Mariano Martins da Silva.

Darley Pereira da Silva, Universidade Regional do Cariri

Aluno da graduação em Letras – Português na Universidade Regional do Cariri (URCA).

Citas

ARANHA, Solange; TELLES, João. Antonio. Os gêneros e o projeto Teletandem Brasil: relação entre compartilhamento e sucesso interacional. In: VI SIGET. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. ANAIS do VI SIGET, 2011.

BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 1, p. 205-231, jul./dez. 2003.

BONINI, Adair. Em busca de um modelo integrado para os gêneros do jornal. In: CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P. (Org.). Gêneros textuais e referenciação. Fortaleza: Protexto-UFC, 2004.

BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. (Ed.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p. 47-60.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

DE WIT, Hans. Misconceptions about (the end of) Internationalization, the current state of play. In: JONES, Elspeth et al. Global and Local Internationalization. Rotterdam: Sense Publishers, 2016. p. 15-20.

FUNO, Ludmila Belotti Andreu; SILVA, Guilherme Mariano Martins; MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes. Teletandem e internacionalização na Universidade Regional do Cariri (URCA). In: SOUZA, Fábio M. de; CARVALHO, Kelly C. H. P. de; MESSIAS, Rozana A. L. (Org.). Telecolaboração, ensino de línguas e formação de professores: demandas do século XXI. São Paulo; Campina Grande: Mentes Abertas; EdUEPB, 2020, v. 1. p. 17-42

LOPES, Luís Paulo da Moita. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA, v. 10, n. 2, 2019a. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412. Acesso em 20 ago. 2022

LOPES, Queila Barbosa. MulTeC: A construção de um corpus multimodal em teletandem. Tese de doutorado. UNESP. São José do Rio Preto, 2019b. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/181353/lopes_qb_dr_sjrp_int.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 20 ago. 2022.

LEVY, Mike. 2011. Culture, Culture Learning and New Technologies: Towards a pedagogical framework. Language Learning & Technology, v. 11, n. 2, p. 104-127, jun. 2007.

O’DOWD, Robert. From telecollaboration to virtual Exchange: state of the art and the role of collaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchanges, 1 (1), p. 1-23, 2018.

RAMOS, Karin Adriane Henschel Pobbe; CARVALHO, Kelly Cristiane Henschel Pobbe Literatura em contexto de telecolaboração: uma experiência inicial. In: SOUZA, F. M. CARVALHO, K. C. H. P; MESSIAS, R. A. L. (Org.) Telecolaboração, ensino de línguas e formação de professores: demandas do século XXI. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EdUEPB, 2020. p. 129-149

SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. Novos contextos de telecolaboração: perspectivas e desafios para a formação de professores. In: SOUZA, F. M. CARVALHO, K. C. H. P; e, MESSIAS, R. A. L. (ORGs) Telecolaboração, ensino de línguas e formação de professores: demandas do século XXI. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EdUEPB, 2020. p. 59-82

SANTOS, Ana Cristina. A literatura no ensino de línguas estrangeiras. Revista Línguas & Ensino, Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, Ano I, vol. 1, , p. 40-59, 2015.

TELLES, João. Antonio. Projeto Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos - Ensinando e Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem via MSN Messenger. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP, 2006

TELLES, João. Antonio; ZAKIR, Maisa de Alcântara; FUNO, Ludmila Belotti Andreu. Teletandem e episódios relacionados a cultura. D.E.L.T.A., 31-2, p. 359-389, 2015.

VASSALLO, Maria Luisa; TELLES, João. Antonio. Foreign Language Learning in-tandem: theoretical principals and research perspectives. The specialist, v. 27, n. 1, p. 83-118, 2006

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WELSCH, Wolfgang. Transculturality – the puzzling form of cultures today. In: FEATHERSTONE, Michael; LASH, Scott (Ed.). Spaces of Culture: City, Nation, World. London: Sage, 1999. p. 194-213.

ZAKIR, Maísa de Alcantâra; FUNO, Ludmila Belotti Andreu; TELLES, João Antonio. Focusing on culture-related episodes in a teletandem interaction between a Brazilian and an American student. Innovation in Language Learning and Teaching, v. 10, n. 1, p. 21-33, 2016.

Publicado

2024-09-03

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários