A variação linguística nas provas do Enem (2009-2022): aspectos quantitativos e temáticos
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1324Palavras-chave:
Variação linguística, Sociolinguística, Ensino, Língua Portuguesa, Exame Nacional do Ensino MédioResumo
A variação e a mudança linguísticas são inerentes a todas as línguas, e seu entendimento é necessário aos falantes para que se adequem às situações comunicativas com as quais podem se deparar no dia a dia. Às escolas, então, cabe a reflexão sobre esses assuntos para tornar os discentes proficientes em sua língua materna. Por sua vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova nacional que visa a avaliar o ensino básico do país e possibilitar o ingresso de alunos recém-egressos do Ensino Médio às Instituições de Ensino Superior. O presente trabalho tem como objetivo analisar as questões sobre variação e mudança linguística nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem de 2009 a 2022 à luz da Sociolinguística. Nossa hipótese é de que, nesses 14 anos que serão analisados, o número de questões voltadas à variação e à mudança linguísticas em cada prova aumentou, bem como sua abordagem foi mais diversificada, extrapolando os clichês de alguns livros didáticos. Metodologicamente, a pesquisa se mostra qualitativa e quantitativa, tendo em vista que, para recolher o corpus a ser analisado, foi feita uma categorização das questões e sua posterior quantificação. Nossos resultados indicaram que houve uma diminuição da quantidade e da diversidade das questões, o que demonstra que nossa hipótese foi refutada.
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