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RESENHA – UMA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS:

PROJETANDO FUTUROS SOCIAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.235

Palabras clave:

Resenha. Grupo Nova Londres. Pedagogia. Multiletramentos.

Resumen

O Manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures foi publicado, em 1996, por um grupo de dez educadores que ficou conhecido como The New London Group (O Grupo (de) Nova Londres). Até hoje, o Manifesto, apesar de seu impacto no Brasil, não havia ainda sido traduzido para a língua portuguesa. Esta resenha é, então, sobre essa tradução. A tradução ficou a cargo das pesquisadoras do grupo de pesquisa “Multiletramentos, Hipermídia e Ensino” (GpMulti) da Unicamp, que conseguiram realizar uma tradução clara e robusta das ideias presentes no Manifesto na sua proposta por uma Pedagogia dos Multiletramentos.

Biografía del autor/a

Ricardo Tavares Martins, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Mestre em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui especialização em Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2015) e licenciatura plena em Letras com habilitações em Línguas Portuguesa e Inglesa e nas suas respectivas Literaturas – URCA (2012). Iniciou carreira como docente em cursos de idiomas e escolas de ensino fundamental e médio (privadas e públicas) lecionando línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Atualmente é professor EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) dedicação exclusiva Classe D II Nível 2 da rede federal de ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSPE) onde atua nas disciplinas de Inglês, Português e Metodologia do Trabalho Científico. Faz parte do GELINSE – Grupo de Estudos Linguísticos do Sertão – onde concentra pesquisas nas seguintes áreas: Linguística, Linguística Teórica e Aplicada; Aquisição, Ensino e Aprendizagem de línguas (materna e adicional); Análise, aplicação e avaliação de materiais didático-pedagógicos envolvendo (multi)letramento(s) e teorias discursivas, sobretudo a Análise do Discurso de linha francesa.

Publicado

2022-04-30

Versiones

Número

Sección

Resenhas