This is an outdated version published on 2022-04-30. Read the most recent version.

RESENHA – UMA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS:

PROJETANDO FUTUROS SOCIAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.235

Keywords:

Resenha. Grupo Nova Londres. Pedagogia. Multiletramentos.

Abstract

O Manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures foi publicado, em 1996, por um grupo de dez educadores que ficou conhecido como The New London Group (O Grupo (de) Nova Londres). Até hoje, o Manifesto, apesar de seu impacto no Brasil, não havia ainda sido traduzido para a língua portuguesa. Esta resenha é, então, sobre essa tradução. A tradução ficou a cargo das pesquisadoras do grupo de pesquisa “Multiletramentos, Hipermídia e Ensino” (GpMulti) da Unicamp, que conseguiram realizar uma tradução clara e robusta das ideias presentes no Manifesto na sua proposta por uma Pedagogia dos Multiletramentos.

Author Biography

Ricardo Tavares Martins, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Mestre em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui especialização em Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2015) e licenciatura plena em Letras com habilitações em Línguas Portuguesa e Inglesa e nas suas respectivas Literaturas – URCA (2012). Iniciou carreira como docente em cursos de idiomas e escolas de ensino fundamental e médio (privadas e públicas) lecionando línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Atualmente é professor EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) dedicação exclusiva Classe D II Nível 2 da rede federal de ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSPE) onde atua nas disciplinas de Inglês, Português e Metodologia do Trabalho Científico. Faz parte do GELINSE – Grupo de Estudos Linguísticos do Sertão – onde concentra pesquisas nas seguintes áreas: Linguística, Linguística Teórica e Aplicada; Aquisição, Ensino e Aprendizagem de línguas (materna e adicional); Análise, aplicação e avaliação de materiais didático-pedagógicos envolvendo (multi)letramento(s) e teorias discursivas, sobretudo a Análise do Discurso de linha francesa.

Published

2022-04-30

Versions

Issue

Section

Resenhas