ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS:
ELEMENTOS ESTATAIS E FATORES DE PERSUASÃO.
Palavras-chave:
Aparelhos ideológicos, Laicidade, Ensino público religiosoResumo
A presente pesquisa trata a respeito do ensino público religioso, com enfoque em fatores de persuasão social influentes na condução de práticas educativas. A investigação recai sobre o poder que a religião exerce nas escolas públicas brasilianas, ao ter como orientação a laicidade exigida à Administração Pública. O trabalho parte do pressuposto da religião como aparelho ideológico de Estado. Objetiva perscrutar aspectos conexos à notoriedade da disciplina de ensino religioso e sua condução pelos agentes escolares. O artigo possui o propósito de analisar o tema e responder a problemática: as práticas educativas no tocante ao ensino religioso a serem executadas nas escolas públicas estão pautadas na separação entre Estado e igreja? A pesquisa detém abordagem qualitativa, comporta natureza básica, objetiva ser descritiva, aplica o método dialético, tem ao procedimento as técnicas bibliográfica e documental, bem como da observação. Observada a afronta ao distanciamento entre Estado e igreja, afirma que a imparcialidade do comportamento dos agentes públicos frente ao ensino religioso e à presença da religião no âmbito escolar se faz adequada e fundamental ao respeito dos valores estatais e à indispensável separação entre os campos estatal e religioso.