Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
ARTIGOS
NORMAS PERMANENTES PARA SUBMISSÃO DE COLABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
1. Os trabalhos originais e inéditos devem ser enviados através do sistema, acessando pelo login ao lado, ou criando um novo usuário;
2. Os autores devem manter uma cópia eletrônica do trabalho submetido, para o caso de possível perda ou danos causados ao original enviado à revista;
3. Os artigos recebidos serão avaliados usando o sistema de avaliação por par cego (double blind review), método recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) para periódicos e livros científicos, impressos ou virtuais;
3.1. Os autores deveem remover qualquer forma de identificação dos autores, incluindo identificação em nota de rodapé, currículos e das propriedades do arquivo do Word, conforme o a política de Assegurar uma Avaliação Cega por Pares (você pode seguir este tutorial para evitar qualquer identificação).
4. O artigo poderá ter, no máximo, três autores (incluindo possível orientador), que devem possuir o títtulo de especialista, mestre ou doutor. Graduandos e graduados só podem submeter trabalhos em coautoria com especialistas, mestres ou doutores.
5. O recebimento de artigos será permanente, em fluxo contínuo, cabendo aos editores escolherem os artigos e a sua ordem de publicação, de acordo com a política editorial da revista;
5.1. Para cada número só será aceita uma submisssão por autor/a ou coautor/a. Não serão aceitas submissões de um/a mesmo/a autor/a ou coautor/a para 2 (dois) números consecutivos. Havendo múltiplas contribuições de um/a mesmo/a autor/a ou coautor/a, cabe ao Corpo Editorial decidir o momento oportuno de cada publicação, conforme a política editorial da RDD.
6. Serão publicados dois números de cada volume, em junho (jan./jun.) e em dezembro (jul./dez.);
7. Os trabalhos submetidos à revista devem ser inéditos e não está sendo avaliada para publicação em outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários Ao Editor".
8. Formatação do texto dos artigos científicos:
8.1 O artigo completo deverá ser submetido em formato .docx, sem identificação, obedecendo as regras da ABNT e deve possuir os seguintes requisitos:
a) ser inédito;
b) conter resumo em língua portuguesa e estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano) com no mínimo 100 palavras;
c) conter no mínimo 03 (três) palavras-chave na língua portuguesa e na estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano);
d) conter introdução, desenvolvimento, conclusão, referências. Anexos e apêndices, quando necessários, devem ser incluidos, ao final.
e) possuir de 12 a 30 laudas em folha A4, posição vertical; fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;
f) as citações devem obedecer às regras da ABNT (NBR 10520/2002);
g) o mesmo com as referências (NBR 6023/2002);
h) o sistema de chamada das referências das citações diretas e/ou indiretas pode ser autor-data ou notas de rodapé (NBR 10520/2002), sendo, no primeiro caso, as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2003); e
(i) conforme a NBR 6024/2003, os títulos, subtítulos e sub-subtítulos, quando houverem, devem ser alinhados à esquerda e conter um texto relacionados a eles com numeração sequencial e sem pontuação separando o número do texto do tópico e/ou do subtópico;
j) não poderá constar sumário nem o número de páginas no artigo.
DIÁLOGOS
NORMAS PERMANENTES PARA SUBMISSÃO DE COLABORAÇÃO DE RESENHAS E DIÁLOGOS
1. A Formatação do texto das resenhas devem seguir as especificações acima para os artigos científicos, no que for adequado, com as seguintes alterações:
a) não é necessário que o título do trabalho seja o mesmo que o da obra resenhada;
b) poderá ter, no máximo, dois autores (incluindo possível orientador);
c) possuir de 3 a 5 laudas em folha A4, posição vertical; fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;
d) identificação e referência da obra analisada;
e) apresentar uma síntese do conteúdo da obra analisada, contendo as principais ideias, a forma como o conteúdo foi tratado e uma apreciação crítica;
f) outras referências bibliográficas, caso haja outras além da obra analisada.
RESENHAS
NORMAS PERMANENTES PARA SUBMISSÃO DE COLABORAÇÃO DE RESENHAS E DIÁLOGOS
1. A Formatação do texto das resenhas devem seguir as especificações acima para os artigos científicos, no que for adequado, com as seguintes alterações:
a) não é necessário que o título do trabalho seja o mesmo que o da obra resenhada;
b) poderá ter, no máximo, dois autores (incluindo possível orientador);
c) possuir de 3 a 5 laudas em folha A4, posição vertical; fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;
d) identificação e referência da obra analisada;
e) apresentar uma síntese do conteúdo da obra analisada, contendo as principais ideias, a forma como o conteúdo foi tratado e uma apreciação crítica;
f) outras referências bibliográficas, caso haja outras além da obra analisada.
COMUNICAÇÃO
NORMAS PERMANENTES PARA SUBMISSÃO DE COLABORAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DE ATIVIDADE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E/OU RELACIONADOS
1. A Formatação do texto das COMUNICAÇÃO DE ATIVIDADE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E/OU RELACIONADOS devem seguir as especificações acima para os artigos científicos, no que for adequado, com as seguintes alterações:
a) O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo. O subtítulo, se houver, deverá estar separado por dois pontos
b) Informações sobre o projeto de pesquisa ou extensão: Nome do projeto,onde ocorreu, quando ocorreu, quantas pessoas participaram.
c) Relato: Breve relato sobre a atividade que foi ou que está sendodesenvolvida e seus impactos.
d) possuir de 3 a 5 laudas em folha A4, posição vertical; fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;
e) poderá ter, no máximo, três autores, um(a) dos(as) quais deve ser o(a) coordenador(a)/orientador(a) da atividade;
Declaração de Direito Autoral
O Autor-Colaborador da Revista Direito & Dialogicidade, seja em qualquer categoria ou modalidade de submissão, se compromete em ceder os direitos autorais relativos a sua contribuição para o periódico, bem como sua publicidade no Portal de Periódicos da URCA que oferece acesso livre, a todos os navegantes da internet.
Todos os artigos submetidos a este periódicos estão sobre uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.