A PROPOSTA DE ENSINO DO LÉXICO NA BNCC
OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONCEPÇÕES LINGUÍSTICAS PARA A AULA DE PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.47295.1620Palavras-chave:
Análise linguística, Ensino do léxico, BNCCResumo
Este trabalho tem por objetivo geral investigar o tratamento dado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao ensino de léxico na Educação Básica. Para isso, assumimos os seguintes objetivos específicos: a) identificar os objetos de conhecimento relacionados ao sistema lexical nos níveis Fundamental e Médio; b) delimitar os eixos de ensino do léxico estabelecidos pelos objetos de conhecimento da BNCC; e c) compreender as concepções de léxico reveladas pelos objetos de conhecimento da BNCC. Assim, o objeto de análise desta pesquisa são as habilidades de língua portuguesa constantes na BNCC, dos Anos Iniciais ao Ensino Médio, selecionadas a partir da análise do documento, para posterior catalogação, descrição e análise. Como caracterização da pesquisa, podemos indicar que ela é aplicada, documental, qualitativa e interpretativo-descritiva (Mascarenhas, 2018). A base teórica foi formulada sobretudo a partir de autores da Linguística Aplicada (Antunes, 2012; 2019; Bezerra, 2004; entre outros) e da Lexicologia (Biderman, 2001; Neves, 2020). Como resultado, foram observadas 27 habilidades que exploram a competência lexical, das quais identificamos 7 objetos de conhecimento, organizados em 3 eixos de ensino. O primeiro eixo engloba as habilidades relacionadas à estrutura e renovação lexical; o segundo aborda os sentidos das palavras e as figuras de linguagem; o terceiro foca no funcionamento textual-interativo dos itens lexicais, com as habilidades sobre seleção e coesão lexical. A maioria dessas habilidades revelaram uma concepção textual-interativa de léxico, embora ainda haja habilidades que o explorem de maneira limitada.
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