A PROPOSTA DE ENSINO DO LÉXICO NA BNCC

OBJETOS DE APRENDIZAGEM E CONCEPÇÕES LINGUÍSTICAS PARA A AULA DE PORTUGUÊS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295.1620

Palabras clave:

Análise linguística, Ensino do léxico, BNCC

Resumen

Este trabalho tem por objetivo geral investigar o tratamento dado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao ensino de léxico na Educação Básica. Para isso, assumimos os seguintes objetivos específicos: a) identificar os objetos de conhecimento relacionados ao sistema lexical nos níveis Fundamental e Médio; b) delimitar os eixos de ensino do léxico estabelecidos pelos objetos de conhecimento da BNCC; e c) compreender as concepções de léxico reveladas pelos objetos de conhecimento da BNCC. Assim, o objeto de análise desta pesquisa são as habilidades de língua portuguesa constantes na BNCC, dos Anos Iniciais ao Ensino Médio, selecionadas a partir da análise do documento, para posterior catalogação, descrição e análise. Como caracterização da pesquisa, podemos indicar que ela é aplicada, documental, qualitativa e interpretativo-descritiva (Mascarenhas, 2018). A base teórica foi formulada sobretudo a partir de autores da Linguística Aplicada (Antunes, 2012; 2019; Bezerra, 2004; entre outros) e da Lexicologia (Biderman, 2001; Neves, 2020). Como resultado, foram observadas 27 habilidades que exploram a competência lexical, das quais identificamos 7 objetos de conhecimento, organizados em 3 eixos de ensino. O primeiro eixo engloba as habilidades relacionadas à estrutura e renovação lexical; o segundo aborda os sentidos das palavras e as figuras de linguagem; o terceiro foca no funcionamento textual-interativo dos itens lexicais, com as habilidades sobre seleção e coesão lexical. A maioria dessas habilidades revelaram uma concepção textual-interativa de léxico, embora ainda haja habilidades que o explorem de maneira limitada.

Biografía del autor/a

Herbertt Neves, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Letras (Linguística) pela UFPE. É professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação em Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (docente permanente). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Rede (ProfLetras) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), ambos na Universidade Federal de Pernambuco.

Anna Luisa Marques Duarte Catão, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela UFCG. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Campina Grande-PB.

Evanielle Freire, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Mestra em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Foi professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande (PB). Atuou como Professora Substituta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou, também, como professora de Língua Portuguesa na Rede Privada de Campina Grande (PB) e revisora de textos. Participa do projeto de pesquisa: "Fundamentos para o ensino do léxico na Educação Básica: análise de orientações teórico-metodológicas para o ensino de língua portuguesa". Atualmente, tem se dedicado às atividades de pesquisa como doutoranda em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG) e integrante do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG). Seus interesses de pesquisa estão voltados para a área de Linguística com foco nas áreas de Análise Linguística e Linguística de Texto.

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Publicado

2025-06-30

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos