CENÁRIOS DO FANTÁSTICO NA CRIAÇÃO DO INEXPLICÁVEL EM “O EXORCISTA”, DE WILLIAM PETER BLATTY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13.i3.1694

Palabras clave:

Literatura fantástica, Terror, O Exorcista, Sobrenatural, Possessão

Resumen

O estudo possui como tema a literatura fantástica em suas bases teóricas e em suas ocorrências em romance de terror, com o objetivo de analisar elementos textuais presentes em O Exorcista (1971), de William Peter Blatty (1928-2017), que produzem os efeitos do medo e de outros sentimentos desconcertantes no leitor e possibilitam identificar o pertencimento da obra ao gênero fantástico. Assim constituído, o trabalho fundamenta a discussão dos elementos fantásticos nas teorias de  Tzvetan Todorov (1975),  David Roas (2014) e H. P. Lovecraft (1987), seguindo uma metodologia que se caracteriza como aplicada quanto à sua natureza, descritiva quanto ao seu objetivo de estudo, bibliográfica e documental quanto aos procedimentos técnicos e qualitativa quanto à sua abordagem. Dessa forma, identificando passagens indicativas do tema na narrativa, verifica-se uma sequência de acontecimentos intrigantes que vai se tornando mais complexa com o andamento do enredo.Também, a as estratégias estéticas do autor são  singulares ao descrever e construir cenas, locais e comportamentos da protagonista Regan MacNeil. O processo de análise permitiu compreender que a literatura fantástica aproxima o leitor de contextos que ultrapassam os limites da realidade e da imaginação, desafiando as leis do mundo real, a fim de configurar o sobrenatural e o ignoto.

Biografía del autor/a

Gabriele Pedon Silva Pedon Silva, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Gabriele Pedon Silva é acadêmica do Nível IX do Curso de Letras - Português e Inglês da Universidade de Passo Fundo, bolsista Paidex do projeto de extensão "Literatura em Diálogo", da mesma instituição, e bolsista Capes pelo Programa Residência Pedagógica. Atua como professora da Educação Básica desde 2020.

Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Letras pela Univerisdade de Passo Fundo, pós-graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo, mestra em Letras-Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutora em Letras- Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do
Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

Citas

BLATTY, W. P. O Exorcista. 1. ed.: Rio de janeiro, HarperCollins, 2019.

DE FREITAS, Bruna Longo Biasioli. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. 2012. 246f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2012.

FURTADO, Filipe. A Construção do Fantástico na Narrativa. 1. ed.: São Paulo: Livros

Horizonte, 1980.

LOVECRAFT, H. P. O Horror sobrenatural em literatura. 1. ed.: São Paulo, Francisco Alves, 1987.

ROAS, David. A ameaça do fantástico: Aproximações teóricas. 1. ed.: São Paulo, Unesp, 2014.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 1. ed.: São Paulo, Perspectiva, 1975.

VAX, Louis. A arte e a literatura fantásticas. 1. ed.: Lisboa: Arcádia, 1972

VIANA, João V. Timóteo. “O FANTÁSTICO EM O EXORCISTA, DE WILLIAM PETER BLATTY”. Revista Versalete Curitiba, Vol. 10, no 18, jan.-jun. 2022. (p. 439-455). Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjQ_dvv2qL-AhUrK7kGHUYqC0kQFnoECAgQAQ&url=https%3A%2F%2Frevistaversalete.ufpr.br%2Fedicoes%2Fvol10-18%2F24-VIANA.-Joa%25CC%2583o-Vitor-Temo%25CC%2581teo.-O-fanta%25CC%2581stico-em-O-Exorcista.pdf&usg=AOvVaw2rPyXGrHYB-DxF17dsQYYX. Acesso em: 21 de mar. de 2023.

ZINANI A, Cecil J.; KNAPP L.; Cristina. O insólito na literatura: olhares multidisciplinares. 1ª ed: Caxias do Sul, Educs, 2020.

Publicado

2025-07-25

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários