PROJETO DE EXTENSÃO RODA DE SABERES:

ESPAÇO FORMATIVO NO CONTEXTO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA URCA

Autores

  • MARCOS AURÉLIO MOREIRA FRANCO URCA
  • Ana Carla Ribeiro de Oliveira URCA
  • Islânia de Melo Oliveira Souza URCA
  • Diana Maria Ferreira Lima
  • Cinthia Maria Bezerra Gomes

Palavras-chave:

formação docente, Interações , Saberes artisticos-culturais

Resumo

O presente resumo expandido apresenta resultados do Projeto de Extensão desenvolvido no Curso de Pedagogia da URCA durante o ano de 2022 mediante aprovação por meio de edital e que contou com a participação de uma bolsista. O projeto nasceu da necessidade de se oferecer espaço para o compartilhamento de saberes artísticos e culturais de domínio dos estudantes do curso, bem como favorecer interações destes com artistas e produtores culturais da comunidade externa de forma a permitir aprendizados que auxiliem a formação para a docência. Assim, como objetivo geral o projeto intentou oportunizar espaços para troca de conhecimentos e ampliação do repertório artístico-cultural dos estudantes do Curso de Pedagogia da URCA, bem como contribuir com o processo de formação para a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No tocante à metodologia, o projeto contemplou a realização de diversas oficinas com carga horária a ser definida pelo proponente com carga horária entre 04 e 16 h/a. ao logo das atividades foram beneficiadas 200 estudantes, não apenas do Curso de Pedagogia, mas também de outros, os quais puderam ampliar seus saberes por meio do contato com colegas e artistas convidados. O projeto manteve parceria com o Núcleo de Educação Infantil – NEI que ofereceu espaço físico e materiais necessários às oficinas. Mediante avaliação dos participantes as oficinas ofereceram oportunidades de construção de conhecimentos, exercício de práticas culturais e artísticas em resposta a ausência de atividades desta natureza no currículo do curso.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)