EXTENSÃO E CULTURA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES NO PROGRAMA “QUINTA CULTURAL”

Autores

  • MARCOS AURÉLIO MOREIRA FRANCO URCA
  • Sandra Nancy Ramos Freire
  • Cecília Maria Ferreira
  • Aniel Vidal Torres
  • Cicera Vitória Almeida da Costa
  • Francisco Italo Juvino de Alencar
  • Lo-Ruama do Nascimento Silva

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Estudantes, Cultura, Arte.

Resumo

Preconizada nas normativas presentes na constituição brasileira, a relação entre ensino, pesquisa e extensão constitui-se condição fundamental na configuração da educação superior. Assim, a extensão universitária tem ganhado novos contornos nos últimos anos fruto de intenso debate que reconhece a necssidade de sua institucionalização por meio da curricularização. Nesse sentido, o presente resumo apresenta o percurso de construção de um programa de extensão que se articula com arte e cultura no contexto da própria universidade congregando estudantes/artistas e produtoes culturais intitulado ‘Quinta Cultural’ o programa está vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri - URCA e tem como objetivo geral projetar a arte e a cultura no interior da universidade por meio da valorização dos talentos dos estudantes e produtores culturais. Como objetivos específicos buscou-se fomentar a articulação e interação entre saberes artísticos e culturais dos estudantes; oportunizar o compartilhamento de produções artísticas e culturais com a comunidade acadêmica por meio de eventos mensais realizados nos diversos campus da URCA; promover a intesecção entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral possibilitando a troca de saberes. O percurso metodológico se fundametou na pedagogia ativa de John Dewey que reconhece o estudante como protagonista na construção de saberes. Como resultado podemos apontar a integração entre diferentes saberes artísticos e culturais  de domínio dos estudantes no espaço acadêmico, bem como promover a articulação entre universidade e comunidade.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1998. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em 18 de novembro de 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2009/04/lei_diretrizes.pdf, Acesso em 18 de novembro, 2022.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3. ed. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959.

______. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)