FORTALECENDO A SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Relato de Experiência

Autores

  • Ana Vitória Costa Lima Universidade Regional do Cariri
  • Paloma Loiola Leite Universidade Regional do Cariri
  • Samuel Carlos Tomaz Universidade Regional do Cariri
  • Nataly Gomes Pereira Universidade Regional do Cariri
  • Glícia Uchôa Gomes Mendonça Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família , Segurança do Paciente

Resumo

Relatar a experiência das ações de educação em saúde do projeto de extensão “Educação para o cuidado seguro: O papel (Trans)formador da universidade” realizado com aos profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Iguatu-CE. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que disserta sobre ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Educação Para O Cuidado Seguro: O papel (Trans)Formador da Universidade. As ações foram realizadas em algumas unidades de Estratégia de Saúde da Família do município de Iguatu- CE, no período entre maio e agosto de 2022, com o intuito de levar aos profissionais atuantes nas unidades, atualizações sobre a segurança do paciente, abordando os protocolos do Ministério da Saúde. As ações tiveram abordagem dinâmica, onde cada extensionista discutiu e orientou os participantes a partir de dinâmicas rápidas. Os temas abordados foram: Higienização das mãos, os nove certos da administração de medicamentos, fatores que alteram a qualidade do cuidado seguro, principais erros encontrados nas Unidades de Saúde e comunicação efetiva. As ações foram realizadas a partir de dinâmicas com intuito de repassar as informações de forma atraente e criativa, instigando o entrosamento entre os participantes. As ações trouxeram enriquecimento tanto teórico quanto prático aos profissionais, tendo em vista que tais ações permitiram o contato, interação e troca de experiências e informações entre os extensionistas e profissionais participantes de forma inovadora.

Referências

AGUIAR et al. Incidentes de segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS) de Manaus, AM, Brasil. Interface, n.24, 2020.

ALVES, K. Y. A. et al. Comunicação efetiva em enfermagem à luz de Jürgen Habermas.

Revista Mineira de Enfermagem, v. 22 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília, DF; 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde (BR); Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília, DF; 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Segurança na prescrição, dispensação e administração de medicamentos. Brasília, DF; 2020.

CARDOZO, M. et al. Erros mais frequentes e fatores de risco na administração de medicamentos em Unidade Básica de Saúde. Revista de Extensão e Iniciação Científica UNISOCIESC, 2021.

COSTA, C. S. et al. A influência da sobrecarga de trabalho do enfermeiro na qualidade da assistência. Rev. UNINGÁ, v. 55, n. 4, 2018.

DIAS, N. R. S., REINER, J. A. J. A Importância Da Identificação Dos Erros Associados Aos Cuidados De Saúde. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ed. 06, Vol. 09, 2021.

GRAVETO, J. M. G. N.; et al. Higiene das mãos - adesão dos enfermeiros após processo formativo. Rev Bras Enferm., 2018.

LIMA, A. V. C.; et al. Principais fatores que alteram a qualidade do cuidado seguro na atenção básica do brasil. 1. ed. Triunfo-PE: Omnis Scientia, 2022.

LLAPA-RODRIGUEZ, E. O.; et al. Assistência segura ao paciente no preparo e administração de medicamentos. Rev. Gaúcha Enferm., v. 28, n. 4, 2017.

MACEDO et al. A cultura em torno da segurança do paciente na atenção primária à saúde: distinções entre categorias profissionais. Trab. educ. saúde, v.18, n.1, 2020.

MAKARI, M.A.; DANIEL, M. Medical error—the third leading cause of death in the US.

BMJ. v. 353, 2016.

MOREIRA, F. T. L. S. et al. Estratégias de comunicação efetiva de comportamentos destrutivos e promoção da segurança do paciente. Rev. Gaúcha Enfermagem, 2019.

NORA. C.R.D.; BEGHETTO, M.G. Patient safety challenges in primary health care: a scoping review. Rev Bras Enferm. v.73, n.5, 2020.

OMS. Estrutura Concetual da Classificação Internacional sobre Segurança do Doente. Lisboa: Direção-Geral da Saúde, 142 p. 2011.

ROCHA, M.P; VIANA, I.S; VIEIRA, I.F. Segurança do Paciente na Atenção Primária em Saúde de um município brasileiro. Physis, v.31, n.04, 2021.

SANTOS, A. C. S.; et al. Erros e incidentes de medicação na atenção primária: revisão integrativa. Rev. Cienc. Cuid. Saúde, v. 20, n. 1, 2021.

SANTOS, T. O. et al. Comunicação efetiva da equipe multiprofissional na promoção da

segurança do paciente em ambiente hospitalar. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, . V.15, N. 55, p. 159-168, 2021.

SANTOS, T. S. et al. Qualificação profissional de enfermeiros da atenção primária à saúde e hospitalar: um estudo comparativo. Revista Cuidarte, vol.11 no.2, 2020.

SILVA et al. Segurança do paciente na atenção primária: concepções de enfermeiras da estratégia saúde da família. Rev. Gaúcha Enferm., v.40, 2019.

STEYDING, L.; PAVELACKI, K. C. Revisão dos nove certos utilizando a metodologia da problematização. XXV Seminário de Iniciação Científica, UNIJUÍ, 2017.

WHO. World Health Organization (CH) [Internet]. Geneva: WHO. Patient safety: safer primary care. 2004. Disponível

em:˂http://www.who.int/patientsafety/safer_primary_care/en/>. Acessado em 27 de set. 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)